Notorious

Ultravox - Lament


 
FICHA

"Ultravox - Lament"
Data de Lançamento:
1984
Faixas: 8 faixas
Duração: 38 minutos aprox.
Estilo: Synthpop, New Wave

Lado A
01. White China 3:50
02. One Small Day 4:30
03. Dancing With Tears In My Eyes 4:39
04. Lament 4:40

Lado B
01. Man Of Two Worlds 4:27
02. Heart Of The Country 5:05
03. When The Time Comes 4:56
04. A Friend I Call Desire 5:09


Produtores: Ultravox
Capa: Peter Saville
Gravadora: Chrysalis

 

De Repente 35! Parece mentira, mas esse disco lendário está completando 35 anos em 2019!

Em 06 de abril de 1984, era lançado o sétimo álbum de estúdio do Ultravox, “Lament”, e último com o baterista original Warren Cann até 2012.

“Lament” recebeu Disco de Ouro em junho de 1984 por ter vendido mais de 100.000 cópias, e é marcado por um uso maior de guitarras, distanciando-se do estilo synthop dos álbuns anteriores e se aproximando do Pop Mainstrem, acompanhando a tendência que bandas como U2 e Simple Minds já estavam seguindo.

Um dos grandes destaques é a arte da capa, feita pelo criador de capas mais premiado dos anos 80, Peter Saville (responsável pelas capas do New Order, Joy Division, Section 25, OMD, etc), com uma foto das misteriosas estruturas de Callanish Stones ou "Tursachan Chalanais" em Celta, construídas em forma de cruz na Escócia na era neolítica, uma série de estrutras eregido com pedras de até 50 toneladas, coonstruída pelo homem pré-histórico, há mais de 4 mil anos na região setentrional do Reino Unido! Foto, que ganhou mais destaque ainda na versão Picture do álbum com a foto ampliada (em destaque ao lado).

Midge Ure e toda a banda quiseram destacar suas origens celtas no álbum, com essa capa em uma região em que até as placas de trânsito são bilíngues, e enfatizam ainda mais suas origens em músicas como Man of Two Worlds, cantada em duas línguas: celta e inglês, aliás uma das melhores músicas bilíngues da história da música, assim como já tinha feito em seu projeto paralelo, o Visage, com Fade to Grey cantada em inglês e francês. Midge Ure realmente tem o dom de misturar idiomas em suas músicas

A versão original do álbum conta com 8 faixas, incluindo “Dancing with tears in my eyes”, uma das melhores músicas da década de 80 e que trouxe o Ultravox de volta às paradas musicais, ficando em 3º lugar no Reino Unido e no TOP 10 de vários países europeus, embora não tenha feito sucesso nos EUA.

One Small Day” é outra dessas maravilhas do Ultravox que ganhou single próprio e um clipe inesquecível realizado nas Callanish Stones, claro que, devidamente vestidos para as temperaturas gélidas do inverno escocês. Nessa música o uso das guitarras sobressaem sobre os sintetizadores, o que até então era bem incomum para o Ultravox. Devido ao insuceso do single no formato 7" a banda relançou a música em 12" com uma versão bem mais eletrônica, a Special Re-Mix que os colocou em alta rotação nas danceterias européias.

Man of Two Worlds, que tem uma sonoridade apaixonante Celta, e como comentado anteriormente é cantada em dois idiomas, em gaélico (idioma sobrevivente do Celta após a invasão romana no século I), interpretada maravilhosamente pela Mae McKenna! A parte em inglês é cantada com maestria por Midge Ure. O baixo ainda segue bastante o estilo New Romantic à lá Mick Karn (do Japan). A música é apaixonante e segue uma crescente envolvente. Se você se interessa por culturas antigas com certeza essa se tornará uma das suas músicas preferidas da década de 80.

Sim, também existe uma versão extended de mais de 8 minutos de Man of the Worlds, mas cuidado, o perigo de se apaixonar é maior ainda! Quem fala que música eletrônica não tem alma é porque nunca ouviu Soft Cell, OMD e Ultravox. A versão longa dessa música é pra não deixar mais dúvidas do que é uma música feita com alma!

Outra faixa desse álbum é “Lament” que dá nome ao álbum, mas que não alcançou o mesmo sucesso de seu antecessor, chegando apenas ao 22º lugar nas paradas do Reino Unido.

A Friend I Call Desire - ao começar esse clássico, qualquer um vai ter a impressão de estar ouvindo uma música rara do Sisters of Mercy ou The Cult, começando uma guitarra que influenciaria mais tarde bandas como o próprio Sisters (que lançaria seu primeiro álbum só no ano seguinte). E a bateria segue exatamente o melhor estilo Stephen Morris em Love Will Tear Us Apart no Joy Division e seus primeiros trabalhos no New Order, depois do sucesso do New Order e Joy Division, esse ritmo de bateria se espalhou pelo Post Punk.

A versão em fita cassete foi lançada com duas bonus tracks: One Small Day na maravilhosa versão extended e Lament também em sua versão mais longa com 8:03.

“Lament” foi reeditado para a versão CD em 1999 onde suas faixas originais foram intercalada com 7 B- sides e versões remixes, e em 2009 foi relançado como CD duplo, sendo o primeiro CD com o track list original e o segundo com B-sides, remixes e faixas bônus inéditas.

Neste sábado o Autobahn tem Mega Festa ANOS 80 no Autobahn, comemorando o Dia do Amigo com Double Saquê a noite inteira eo melhor dos anos 80 na pista mais concorrida de SP!

Nos vemos lá!


Tatiana Ferreira de Almeida e Marcos Vicente