O single I Will Follow foi lançado em1º de Outubro de 1980 pelas gravadoras Columbia Records e Island Records, é a primeira faixa e segundo single do álbum Boy de 1980 e foi lançado apenas na versão 7".
No lado A deste single vem "I Will Follow" e no lado B "Boy-Girl" (live), a canção "I Will Follow" foi escrita por Bono três semanas antes do U2 lançar o álbum Boy, em entrevista à revista Rolling Stone, Bono diz que a música se refere ao amor incondicional, neste caso, quando lhe foi perguntado sobre que tipo de amor incondicional era este que ele estava falando, ele disse que era o amor pela mãe dele, mas que também poderia ser por Deus. Os temas espirituais nas letras eram típicos da banda, Bono, The Edge e Larry Mullen era membros de um grupo cristão.
A música "I Will Follow" é um exemplo do que seria o estilo de guitarra definitivo do The Edge.
|
FICHA
|
U2 - I Will Follow
Data de Lançamento: 1980
Estilo: Post Punk/Alternative Rock
Lado A
01. I Will Follow - 3:37
Lado B
01. Boy/Girl
- 3:24
Produção: Steve Lillywhite
Gravadora - UKTM Sunburst Label/CBS |
|
A canção "Boy-Girl" do lado B, veio do álbum U2 Three para algumas pessoas ela trata da bissexualidade e ajudou o U2 a ganhar um grande número de seguidores gays, mas como Bono é excelente em escrever letras ambíguas, essa e muitas outras letras do U2 estão sujeitas e interpretação.
|
Só para efeito de curiosidade, o garoto que aparece na capa deste single e em outros álbuns do U2 se chama Peter Rowen, ele é o irmão mais novo de um amigo do Bono, hoje em dia Peter é um fotógrafo renomado.
O U2 era uma banda pós-punk nessa fase com forte influencia de bandas como Joy Division, Siouxsie and the Banshees, Television, Ramones e Kraftwerk, em seu primeiro trabalho o EP intitulado Three (U2 3) já dá pra se perceber claramente a influencia da bateria do Joy Division, Three foi produzido com 12¨ e depois com 7¨ este primeiro EP é uma verdadeira raridade.
O produtor musical Steve Lillywhite entrou para a história da banda após produzir o primeiro álbum de estreia o “Boy” de 1980, ao ver o sucesso que ele teve com a produção do "Hong Kong Garden" da banda Siouxsie and the Banshees os integrantes do U2 decidiram então chama-lo e acertaram em cheio, October e War foram os dois álbuns seguintes do U2 também produzidos por Steve, que teve em seu curriculum outras produções para bandas como Ultravox, Simple Minds, Talking Heads e Morrissey só pra se ter uma ideia.