Afrika Bambaataa na verdade é o pseudônimo do cantor, compositor, DJ e produtor chamado Lance Taylor, que nasceu no bairro do Bronx em Nova York. Ele acabou ganhando reconhecimento mundo afora devido as suas inovações para a música dance de uma forma geral, sendo considerado até hoje o grande o padrinho do Hip Hop e por dois bons motivos: ele foi o primeiro a utilizar este termo e também contribuiu para a formação das bases artísticas da cultura Hip Hop (cultura que passou a aumentar cada vez mais e ganhar visibilidade, por juntar nos mesmos espaços os DJs, MCs, grafiteiros e dançarinos de break dos bairros negros e latinos de Nova York).
|
FICHA
|
"Afrika Bambaataa e UB 40 - Reckless"
Data de Lançamento: 1988
Estilo: Electronic
Lado A
01. Reckless (Vocal Wildstyle Mix) - 7:08
02. Reckless (Soca Chant Zouk Mix) - 8:10
Lado B
01. Mind Body And Soul (Part 1 Vocal) - 5:55
02. Mind Body And Soul (Part 2 Serious Instrumental Mix) - 5:58
Editado por: Afrika Bambaataa, Chris Ludwinski
Produtor: John Robie, Jazzy
Gravadora - Capitol Records |
|
A parceria do Afrika com a banda britânica UB40 na música Reckless é considerada um dos grandes clássicos das pistas do mundo todo no final dos anos oitenta. A música foi lançada em 1988 e faz parte do álbum The Light. Álbum que contava ainda com participação de Boy George e George Clinton.
A primeira versão que iremos comentar se chama Reckless (12" Vocal Wildstyle Mix) e como o nome já entrega saiu no formato "12 do single. Ela já começa com aquelas batidas maravilhosas e o refrão sendo repetido algumas vezes como se fosse um convite pra você cair na dança e entrar no ritmo. Eu diria que é praticamente impossível ouvi-la e não acompanhar as batidas com os pés. Essa versão é simplesmente contagiante e envolvente do inicio ao fim com batidas espetaculares e algumas paradinhas que são um verdadeiro deleite para DJs e público. Essa versão tem pouco mais de sete minutos que passam voando e deixam a gente com aquele gosto de quero mais, prolongando o que já era bom em uma versão arrasadora!
Reckless também tem outra versão chamada de "The Soca Chant Zouk Mix"! Essa versão tem um começo um pouco diferenciado, com as batidas entrando aos poucos e com alguns versos que não estão nas suas outras versões. Depois de mais de dois minutos é que escutamos a voz de Ali Campbell, vocalista do UB40 pela primeira vez nessa versão. Afrika Bambaataa nesta versão deixa as batidas ditarem o ritmo e aqui podemos perceber influências de música latina, que com certeza são frutos de sua convivência com essa comunidade em Nova York. Só mesmo o mestre do hip hop pra nos brindar com uma versão que praticamente só possui batidas sensacionais em mais de oito minutos e sem o seu refrão! O cara é mesmo um gênio!
Ainda temos a versão "The Fon Force Remix" que já traz batidas muito diferentes das outras duas versões anteriores e com uma pegada bem acelerada! Essa versão por trazer as batidas muito rápidas não lembra em quase nada as outras versões. Mas vale a pena conhecer, por nos dar a oportunidade de ter várias visões de uma mesma música e entender um pouco a cabeça do mestre Afrika Bambaataa que influenciou muitos artistas dos anos 80 e das décadas seguintes também!
|
Reckless fez muito sucesso em vários países, inclusive no Brasil que acabou dando um impulso na carreira do UB40, tanto é que a banda veio ao nosso país em 1988 e participou da primeira edição do extinto festival "Hollywood Rock" ao lado de bandas como Duran Duran, The Pretenders, Simple Minds, entre outros. Reckless é presença garantida na pista do Autobahn animando a galera que geralmente puxa os passinhos, relembrando os melhores momentos das pistas da década mais divertida de todas!