Pocket Calculator
A-ha - The Blood that Moves the Body

 

FICHA

A-ha - The Blood that Moves the Body
Lançamento:
1988
Estilo: Synthpop

Lado A
01. The Blood That Moves The Body (Extended Version) - 5:30

Lado B
01. The Blood That Moves The Body (LP Version) - 4:05
01. There's Never A Forever Thing - 2:49

Produção: Alan Tarney
Remix: Alan Tarney
Gravadora - WEA

The Blood that Moves the Body foi lançadoa pelos noruegueses do A-ha em 1988, como segundo single do terceiro disco da banda: a obra-prima Stay On These Roads. A música depois foi relançada em 30 de Março de 1992 com novos remixes feitos por Alan Tarney. A letra dessa música, um tanto obscura contém referências literárias a Eyes of A Blue Dog (nome original: Ojos de Perro Azul, que traduzindo para o português significa Olhos de Cão Azul), do escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez. A música traz batidas maravilhosas com uns toques orquestrais e também vários backing vocals, remetendo a um bom filme de suspense.

O single de The Blood That Moves the Body foi lançado nos formatos "7 e "12. No formato "7 temos a versão original da música que conhecemos que saiu no disco Stay On These Roads e no seu lado B temos a música There´s Never a Forever Thing (música que fez muito sucesso no Brasil, tocou e toca ainda muito atualmente em rádios como Alpha FM e Antena Um - mais uma prova da imensa popularidade que a banda possui em nosso país). Já no formato "12 do single além da versão original que conhecemos de The Blood (que é a versão do clipe) e There´s Never a Forever Thing, temos a Extended Version (conhecida também como Extended Mix ou Extended Remix), que é claro a versão estendida dessa maravilha, prolongando ainda mais o que já era bom originalmente. Esta versão tem o começo parecido com a versão original, mas na verdade é apenas um truque porque logo em seguida temos apenas as suas batidas envolventes com o título da música sendo repetido algumas vezes com várias camadas de vozes se sobrepondo, em aproximadamente um minuto e meio para depois entrar a voz do Morten. Depois temos basicamente a mesma estrutura da versão original, até praticamente o seu final que termina apenas com a batida. O single alcançou boas posições em diversos países como Bélgica, Irlanda, Itália e até mesmo África do Sul.

Em 1992 a música voltou a ser lançada como single trazendo as versões: The Gun Mix, Two-Time Gun Mix e The Second Gun Around Mix. Cada uma dessas versões traz as suas particularidades, por exemplo a versão The Gun Mix traz uma batida bem diferente da original e com adição de algumas guitarras onde teríamos as partes orquestradas transformando em uma versão perfeita para as pistas. A versão Two-Time Gun Mix, também traz novas batidas, mas ela é um pouco mais lenta em relação a versão The Gun Mix, com várias paradas e um timbre diferente de guitarra. E finalmente a versão The Second Gun Around Mix, que é a versão mais longa de todas, com seus quase seis minutos de duração que é também sensacional para as pistas. Ela tem uma batida totalmente acelerada, e com todos os elementos das outras versões: as guitarras, os toque orquestrais, as várias camadas vocais e com algumas paradas. Simplesmente um deleite para quem curte essas versões diferentes. Para os mais fanáticos pela banda, vale a pena conhecer todas as versões.

Ao longo dos anos a música fez parte do repertório da banda, sendo tocada com uma certa regularidade em seus shows. Naquele que foi anunciado como o último show da banda no ano de 2010, realizada em Oslo na Noruega, na casa de shows Oslo Spektrum temos uma versão ao vivo simplesmente sensacional, com o Morten mais uma vez demonstrando toda a sua versatilidade com uma das melhores vozes de todos os tempos. Infelizmente The Blood That Moves The Body não fez parte do repertório da turnê mais recente da banda, realizada nos anos de 2015 e 2016. Nos resta torcer que eles voltem a incluir essa maravilha no próximo giro que a banda fará a partir de 2018, com várias datas já agendadas por vários países e claro com certeza deverá passar mais uma vez pelo Brasil.

Ronaldo Martins Lima