Pocket Calculator
A-ha - Crying in the Rain

 

No ano de 1989, os noruegueses do a-ha gravaram essa versão para o clássico escrito por Howard Greenfield e Carole King e que foi gravada originalmente pela banda The Everly Brothers.

FICHA

"A-ha - Crying in the Rain'"
Data de Lançamento:
1989
Estilo: Pop

Lado A
01. Crying In The Rain - 4:25

Lado B
01. (Seemingly) Nonstop July - 2:55
02. Cry Wolf - 4:05

Produtores:
Chris Neil (Crying in the Rain), Ian Stanley (Nonstop July) e Alan Tarney (Cry Wolf)
Gravadora - Warner Bros

É curioso que muita gente acredita que a música seja do A-ha, pois eles a deixaram com a cara deles! "Crying In The Rain" foi o primeiro single lançado do disco de 1990: "East of the Sun, West of the Moon", que é o quarto disco da banda.

Devido ao enorme sucesso dessa versão, os meninos do A-ha acabaram tornando-se muito próximos ao The Everly Brothers. A relação de amizade entre eles ficou tão próxima que o The Everly Brothers presenteou o a-ha com algumas guitarras que são usadas até hoje por eles!

Esta foi uma das poucas músicas gravadas pelo a-ha e que não foi originalmente escrita por eles. "Crying in the Rain" foi o último single do a-ha a entrar no Top 40 da Billboard, alcançando a posição de número 26. Essa versão acabou fazendo mais sucesso comercialmente em outros países, ficando no topo da parada norueguesa e alcançando a posição 13 na parada de singles inglesa. onde a banda sempre ficou nas posições mais altas das paradas. O seu single foi lançado nos formatos "7 e "12, sendo que no single de "7 além de "Crying in the Rain", no seu lado B temos a música "(Seemingly) Nonstop July" e no formato "12 o lado B também traz "(Seemingly) Nonstop July" e "Cry Wolf" (Album Version).

Diferentemente dos outros singles do A-ha, "Crying in the Rain" não traz versões alternativas, remixes ou versões estendidas. As versões dos dois formatos do single é a mesma versão que todos conhecemos e que entrou no disco "East of the Sun, West of the Moon". Enquanto a original dos Everly Brothers é praticamente um dueto com vocalizações perfeitas, na versão do A-ha quem brilha mesmo e muito é o vocalista Morten Harket.

Ele conseguiu nos dar uma interpretação cheia de sensibilidade, doçura e poder ao mesmo tempo! Não é a toa que o Morten é considerado o dono de uma das melhores vozes de todos os tempos, tanto que até os rockeiros dos Scorpions o convidaram pra participar do seu acústico!

A música depois que foi lançada dificilmente fica de fora dos repertórios das suas turnês e rendeu um dos melhores momentos da edição do Rock in Rio de 2015: enquanto eles começaram a tocar a música, uma chuva daquelas caía na cidade do Rock, realmente emocionando a todos que estavam ali ou que estavam acompanhando o show pela TV em casa. Até hoje "Crying in the Rain" toca e muito em rádios brasileiras como Alpha FM e Antena Um, provando que a popularidade da banda em nossas terras sempre está em alta!

Outra curiosidade é que no Brasil foi lançado um 12" promocional direcionado principalmente às rádios e que hoje em dia virou uma raridade, item de colecionador, que obviamente vale muito a pena, no promo nacional, são duas versões iguais de Crying in the Rain, uma versão em 33 rpm no lado A, e a mesma versão em 45 rpm no lado B.

Agora aguardamos o retorno dos noruegueses por aqui provavelmente em 2019 com mais uma grande turnê e enquanto isso poderemos conferir todos os clássicos do a-ha em mais um super especial dedicado a banda no Projeto Autobahn, a festa que mais toca a-ha no Brasil!


Ronaldo Martins Lima