Os Deuses nórdicos deviam estar distraídos, pois somente após o terceiro lançamento e várias regravações, Take on me, o single que apresentou os noruegueses do A-ha ao mundo, finalmente obteve sucesso. Isso mesmo, lançada em 1984 e novamente em abril de 1985, o primeiro lançamento de Take on Me foi um fracasso, vendendo aproximadamente 300 cópias. Em agosto de 1985, após ser remixado e estratégicamente vinculado à um vídeo clip inovador, o single foi lançado nos EUA onde teve sucesso imediato, vendendo 1,5 milhão de cópias no mundo em apenas um mês. Take on me foi o primeiro e o maior sucesso do A-ha, que com uma mistura eletrizante de guitarras acústicas , teclados e sintetizadores caiu no gosto mundial e atingiu o topo das paradas em vários países, como a Billboard 100 dos EUA e a Hot 100 Eurocharth na Europa, lá permanecendo por várias semanas consecutivas. O sucesso foi tão grande que rendeu ao grupo uma indicação ao Grammy. O vídeo clipe que impulsionou o sucesso de Take on me, foi um dos mais caros da história da música, feito com uma técnica chamada rotoscopia, na qual as cenas são gravadas e depois desenhadas à mão uma a uma, obtendo-se assim uma animação. Foram feitos cerca de 3000 desenhos que levaram dezesseis semanas para serem concluídos. O resultado foi surpreendente, uma canção com batidas fortes e ritmo dançante e um clipe contando uma história de ação, foi a combinação perfeita para o sucesso. O single Take on Me também foi premiado pelo BMI Alwards por ter sido executado mais de um milhão de vezes nas rádios e o vídeo igualmente premiado pelo mesmo número de exibições.
|
|||||
Ivana Fevereiro |