“Venus” é uma das melhores regravações feitas nos anos 80. É uma música que foi gravada originalmente no final dos anos 60 pelo grupo Shocking Blue e fez sucesso pelo mundo todo.
Então na década de 80, as garotas do Bananarama começaram a fazer o cover da música em seus shows, e reação do público era muito boa, porém não haviam gravado nada em estúdio, e continuaram cantando-a por vários anos.
|
FICHA
|
"Bananarama - Venus"
Data de Lançamento: 1986
Estilo: Synthpop
Lado A
01. Venus (Extended) - 7:23
02. Venus (Short Version) - 3:40
Lado B
01. Venus (The Fire And Brimstone Mix) - 8:15
02. White Train - 3:50
Design - Peter Barrett e Simon Withers
Produtores - Stock, Aitken e Waterman
Escrito por - R. Leeuwen
Gravadora - London Records e Polygram |
|
Devido a boa repercussão da música em seus shows, as 3 integrantes belíssimas Keren Woodward, Sara Dallin e Siobahn Fahey apresentaram a idéia de tornar a música em um pop dançante, com elementos de synth pop e new wave.
Como já estavam no estúdio gravando seu 3º álbum, “True Confessions”, as meninas tentaram convencer os produtores do disco Steve Jolley e Tony Swain incluírem a nova versão, porém eles recusaram a proposta, alegando que a versão dançante de “Vênus” não emplacaria nesse novo ritmo.
A idéia da regravação já era fixa pela meninas e elas não desistiram tão fácil e procuraram o famoso trio de produtores Stock, Aitken e Waterman, mais conhecidos como SAW, que produziram nomes nada mais nada menos como Dead or Alive, Sigue Sigue Sputnik, Rick Astley, Samantha Fox, The Twins, entre tantos outros, ou seja, um trio de peso.
A principio, o trio SAW também recusou fazer o trabalho da regravação, pois não visualizavam que uma versão pop de “Vênus” fosse sacudir as pistas, mas as meninas do Bananarama foram persistentes, ligavam, argumentavam, batalhavam pela sua intuição, que conseguiram convencer o trio a produzir a faixa.
|
O trabalho ficou excelente, foi um sucesso arrebatador e conseguiu liderar as paradas musicais de vários países, impossível ficar parado quando ouvimos, ainda mais na pista animada do Projeto Autobahn, que sempre toca.
Se vocês bem repararem, as batidas da música são bem parecidas com a música “You Spin me Round”, do “Dead or Alive”, não é mera coincidência e sim a predominância do estilo synth pop utilizada pelos produtores, fórmula de puro sucesso, afinal são os mesmos produtores do Dead or Alive.
Eu particularmente prefiro essa versão do Bananarama, que superou infinitamente a original, é uma nova roupagem, praticamente uma “outra música”. O clima e energia são demais, as meninas conseguiram um feito que é raro no mundo da música, transformar e remodelar, cito como exemplo Soft Cell com “Tainted Love” e Pet Shop Boys, com “Always on my Mind”.
E acreditem, esse single 12" saiu no Brasil, um dos poucos singles que saíram no Brasil na época, quando o technopop dominava as pistas de todo o mundo. Pouquíssimas músicas ganharam o privilégio de ter 12" lançado por aqui, entre elas West End Girls do Pet Shop Boys, Live to Tell da Madonna, Dance with me do Alphaville, Sara do Starship, Don't You do Simple Minds, Musique Non Stop e Tour de France do Kraftwerk.
É um single muito difícil de conseguir, quem puder garimpar vale a pena ter na coleção, mas de toda forma recomendo baixar o arquivo e guardá-lo em sua coleção, em momentos de stress, coloque-a em último volume!!!