Pocket Calculator
Band Aid ‎– Do They Know It's Christmas?

 


Todos sabemos que este single foi escrito e gravado, com o ideal de vários músicos ingleses, para ajudar a Etiópia. É chamado de “charity-single” (single feito para a caridade).

Os idealista foram Bob Geldof (escreveu a letra) e MidgeUre (membro do Visage e também do Ultravox), que fez a música e a produção. Bob convidou vários músicos ingleses e irlandeses para participarem deste projeto.Ele teve a idéia quando viu uma reportagem sobre a Fome na Etiópia, transmitido pela BBC.

Este grupo que foi formado, tem o nome de Band-Aid, e este single foi gravado em 25 de Novembro de 1984. Foi lançado na Inglaterra dia 03 de Dezembro de 1984, para que fosseconhecido pelo público antes do Natal.



FICHA

"Do They Know It's Christmas?"
Data de Lançamento:
1984
Estilo: Pop

Lado A
01. Do They Know It's Christmas? (12" Mix) 6:16

Lado B
01. Do They Know It's Christmas? (Standard Mix) 3:50

02. Feed The World 4:15

Copyright:
Phonogram Ltd. (London)
Publicado por:
Chappell Music Ltd.
Impresso por:
PRS Ltd.
Engenheiro:
Steve Lipsom
Produtores:
Midge Ure, Trevor Horn
Escrito por:
Geldof, Ure



Gravadora - Phonogeram

A maior parte da música foi gravada em 24 horas, no dia 25 de Novembro. Apenas o Sting e o Simon Le Bon gravaram um pouco depois. Porém, os outros membros do Projeto estavam presentes, até terminarem tudo!

Os artistas que cantaram versos foram, em ordem: Paul Young, Boy George, George Michael, Simon Le Bon, e Bono. O coro incluiu David Bowie, Phil Collins, Paul McCartney, Geldof, Ure e muitos outros artistas que não receberam um versículo mas cantaram o "Feed The World", e emprestaram suas imagens aparecendo na foto promocional. Confira a foto Band Aid com a lista de artistas.

Nem todos os artistas eram todos amigos, mas eles deixaram as diferenças de lado, e todos foram cordiais durante a gravação - com uma exceção: No livro “I WantMy MTV”, George Michael declarou:. "A única pessoa que não sucumbiu à natureza caritativa do dia foi Paul Weller, que decidiu vir até mim, na frente de todo mundo, e disse: 'Não seja um punheteiro toda a sua vida. Tenha um dia de folga."

Nem todo mundo no Reino Unido era um fã do Projeto. Outro que criticou foi o Morrissey, que disse à Time Out em 1985 que o projeto era "diabólico”!

Este foi o primeiro dos grandes esforços de caridade entre os músicos. Um ano mais tarde, os artistas dos EUA lançou "We Are The World", e Geldof ajudou a organizar Live Aid. Outro single de caridade que se seguiu foi o "Sun City".


Eles levantaram US $ 14 milhões para o alívio da fome na África. Geldof é irlandês, então ele não pode ser nomeado cavaleiro, mas ele recebeu um “KBE”, o que equivale e é popularmente conhecido como Sir ou Saint Bob.

Boy George quase não participou da gravação pois a sua Banda Culture Club estava no auge, fazendo show em Nova York. Porém, Bob Geldof estava contando com ele para um vocal chave, assim Geldof chamou, acordou-o, e disse-lhe para entrar em um Concorde naquele dia. George voou para Londres, ficou atrás do microfone e entregou o vocal que eles estavam procurando.Adam Clayton de U2 tocou baixo, Phil Collins tocou bateria.

Duas versões do single foram lançadas: O 7 ", que é o que estações de rádio costumavamtocar, com 03:55.A 12" tem 06:18mints e algumas mensagens falado de alguns dos artistas. O "single 7 foi re-lançado no ano seguinte, levantando mais dinheiro para combater a fome na África.

A capa do single foi desenhado por Peter Blake, que é famoso por fotografar a capa de The Beatles “Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band.”

Em 1989, um grupo de artistas, incluindo Kylie Minogue, Jason Donovan, e Bros (Featuring Luke Goss na bateria) regravou-a como “Band Aid II”. Os únicos artistas que participaram novamente do original Band Aid foram Bananarama.
Em 2004, uma nova versão gravada por um grupo de artistas, incluindo Bono, Paul McCartney, Chris Martin e Dido foi lançada como single no Reino Unido, com os rendimentos que vão para ajudar as vítimas da crise política e humanitária no Sudão. "Band Aid 20", como esse grupofoi conhecido, foi produzido por Nigel Godrich. Bono é o único artista nesta versão que também estava no original.

Em 2014, uma quarta permutação de Band Aid foi montado para mais uma vez gravar esta canção. Conhecido como "Band Aid 30," esta versão foi produzida por Paul Epworth com rendimentos que vão para a ajuda do Ebola. Cantores incluídos:OneDirection, Sam Smith, e mais uma vez ... Bono.

   

Na ordem…:

Adam Clayton (U2), Phil Collins (Genesis, Solo), Bob Geldof (Boomtown Rats), Steve Norman (Spandau Ballet), Chris Cross (Ultravox), John Taylor (Duran Duran), Paul Young, Tony Hadley (Spandau Ballet), Glenn Gregory (Heaven 17), Simon Le Bon (Duran Duran), Simon Crowe (Boomtown Rats), Marilyn, Keren Woodward (Bananarama), Martin Kemp (Spandau Ballet), Jody Watley (Shalamar), Bono (U2), Paul Weller (The Style Council), James 'J.T.' Taylor (Kool & The Gang), George Michael (Wham!), Midge Ure (Ultravox), Martyn Ware (Heaven 17), John Keeble (Spandau Ballet), Gary Kemp (Spandau Ballet), Roger Taylor (Duran Duran), Sarah Dallin (Bananarama), Siobhan Fahey (Bananarama), Pete Briquette (Boomtown Rats), Francis Rossi (Status Quo), Robert 'Kool' Bell (Kool & The Gang), Dennis J. T. Thomas (Kool & The Gang), Andy Taylor (Duran Duran), Jon Moss (Culture Club), Sting (The Police), Rick Parfitt (Status Quo), Nick Rhodes (Duran Duran), Johnny Fingers (Boomtown Rats), David Bowie, Boy George (Culture Club), Holly Johnson (Frankie Goes To Hollywood), Paul Mccartney, Stuart Adamson (Big Country), Bruce Watson (Big Country), Tony Butler (Big Country), Mark Brzezicki (Big Country)

Paully Le Bon