Todos sabemos que este single foi escrito e gravado, com o ideal de vários músicos ingleses, para ajudar a Etiópia. É chamado de “charity-single” (single feito para a caridade). Os idealista foram Bob Geldof (escreveu a letra) e MidgeUre (membro do Visage e também do Ultravox), que fez a música e a produção. Bob convidou vários músicos ingleses e irlandeses para participarem deste projeto.Ele teve a idéia quando viu uma reportagem sobre a Fome na Etiópia, transmitido pela BBC. Este grupo que foi formado, tem o nome de Band-Aid, e este single foi gravado em 25 de Novembro de 1984. Foi lançado na Inglaterra dia 03 de Dezembro de 1984, para que fosseconhecido pelo público antes do Natal.
A maior parte da música foi gravada em 24 horas, no dia 25 de Novembro. Apenas o Sting e o Simon Le Bon gravaram um pouco depois. Porém, os outros membros do Projeto estavam presentes, até terminarem tudo! Os artistas que cantaram versos foram, em ordem: Paul Young, Boy George, George Michael, Simon Le Bon, e Bono. O coro incluiu David Bowie, Phil Collins, Paul McCartney, Geldof, Ure e muitos outros artistas que não receberam um versículo mas cantaram o "Feed The World", e emprestaram suas imagens aparecendo na foto promocional. Confira a foto Band Aid com a lista de artistas. Nem todos os artistas eram todos amigos, mas eles deixaram as diferenças de lado, e todos foram cordiais durante a gravação - com uma exceção: No livro “I WantMy MTV”, George Michael declarou:. "A única pessoa que não sucumbiu à natureza caritativa do dia foi Paul Weller, que decidiu vir até mim, na frente de todo mundo, e disse: 'Não seja um punheteiro toda a sua vida. Tenha um dia de folga." Nem todo mundo no Reino Unido era um fã do Projeto. Outro que criticou foi o Morrissey, que disse à Time Out em 1985 que o projeto era "diabólico”! Este foi o primeiro dos grandes esforços de caridade entre os músicos. Um ano mais tarde, os artistas dos EUA lançou "We Are The World", e Geldof ajudou a organizar Live Aid. Outro single de caridade que se seguiu foi o "Sun City". Eles levantaram US $ 14 milhões para o alívio da fome na África. Geldof é irlandês, então ele não pode ser nomeado cavaleiro, mas ele recebeu um “KBE”, o que equivale e é popularmente conhecido como Sir ou Saint Bob. Boy George quase não participou da gravação pois a sua Banda Culture Club estava no auge, fazendo show em Nova York. Porém, Bob Geldof estava contando com ele para um vocal chave, assim Geldof chamou, acordou-o, e disse-lhe para entrar em um Concorde naquele dia. George voou para Londres, ficou atrás do microfone e entregou o vocal que eles estavam procurando.Adam Clayton de U2 tocou baixo, Phil Collins tocou bateria. Duas versões do single foram lançadas: O 7 ", que é o que estações de rádio costumavamtocar, com 03:55.A 12" tem 06:18mints e algumas mensagens falado de alguns dos artistas. O "single 7 foi re-lançado no ano seguinte, levantando mais dinheiro para combater a fome na África. A capa do single foi desenhado por Peter Blake, que é famoso por fotografar a capa de The Beatles “Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band.”
Em 1989, um grupo de artistas, incluindo Kylie Minogue, Jason Donovan, e Bros (Featuring Luke Goss na bateria) regravou-a como “Band Aid II”. Os únicos artistas que participaram novamente do original Band Aid foram Bananarama. Na ordem…: |
|||||||||
Paully Le Bon |