Pocket Calculator
Bryan Ferry - Slave to Love

 

Uma das músicas mais românticas e sensuais de toda a década de 80. É assim como podemos definir o single de “Slave To Love”, de Bryan Ferry, um dos principais nomes do movimento New Romantic.

Slave to Love foi o primeiro single lançado em 1985, do disco Boys and Girls. Seu lançamento foi exatamente em 28 de Abril de 1985, fazendo bastante sucesso na Inglaterra, passou nove semanas na UK Charts do mesmo ano, chegando a posição de número 10.

Porém somente em 1986 o single estourou nas paradas mundiais, pois foi tema do sucesso cinematográfico “Nove e Meia Semanas de Amor”, filme que foi massacrado pela crítica mas em compensação foi adorado pelo público, que lotou as salas de cinema e consagrou o estrelato dos atores Mickey Rourke e Kim Basinger. Esta música tornou-se um dos hits mais populares da carreira solo de Bryan Ferry. Slave To Love também foi utilizadas em diversos outros seriados e filmes como Miami Vice. Mais recentemente foi usada no seriado do canal FX: American Horror Story e no filme Kingsman. A música também apareceu em um episódio da novela americana The Young and the Restless e no seriado All My Children. Uma das curiosidades de Slave To Love é que conta com Guy Fletcher do Dire Straits nos teclados. O clipe foi dirigido pelo francês Jean-Baptiste Mondino, responsável por diversos clipes de Madonna como “Open Your Heart” e “Justify My Love”, e também Sting e David Bowie. O clipe conta com a participação da modelo francesa Laurence Treil.
FICHA

Bryan Ferry - Slave to Love
Data de Lançamento:
1985
Estilo: Synthpop

Lado A
01. Slave To Love (Special 12" Re-Mix) 5:56

Lado B
01. Slave To Love (Instrumental) 4:23
02. Valentine (Instrumental) 4:00

Produção: Bryan Ferry, Rhett Davies
Gravadora - E'G Records

Totalmente envolvente, a música consegue tocar a alma com sua mistura suave do baixo, piano e sintetizadores somados à voz firme e inigualável do Bryan Ferry.

O videoclipe é um capitulo a parte, dirigido pelo renomado fotógrafo de moda francesa, Jean-Baptiste Mondino, que foi responsável por vídeos da Madonna, Sting, entre outros.. conseguiu o casamento perfeito da sonoridade ea técnica, resultando numa fotografia incrível, retratando os paparazzi perseguindo o astro da música, esperando flagra-lo com alguma das belíssimas modelos que aparecem no clipe e por fim a decepção dos perseguidores ao encontra-lo abraçando e dançando com uma menina no colo, SENSACIONAL!!!

Por ser um single raro, é muito difícil encontra-lo em vinil, porém recomendo baixar as faixas do single em mp3. O single de Slave To Love foi lançado nos formatos 7” que conta com a versão que todos conhecemos de Slave to Love e a música instrumental Valentine no seu lado B. O single também foi lançado no formato 12”, onde aparece com a versão Special 12 Remix no seu lado A, com quase seis minutos de duração. Esta versão vem recheada com várias batidas, backing vocals e sons de trovão bem característicos criando um clima envolvente para dançar bem junto e com a voz aveludada e bem grave de Bryan Ferry. Neste formato de 12”, no lado B Slave To Love aparece também com uma versão instrumental e a música Valentine.

Slave To Love fez muito sucesso em vários países, alcançando altas posições em países como Irlanda, Alemanha, Bélgica, Noruega e Nova Zelândia. A música ao longo dos anos também ganhou diversas versões e regravações, entre elas o vocalista Tony Hadley da banda Spandau Ballet gravou uma versão para seu disco solo auto intitulado de 1998 e o cantor Elan Atias também fez uma versão com a ex-vocalista da banda No Doubt, Gwen Stefani.

Talvez o lado negativo do enorme sucesso de Slave To Love seja porque muitas pessoas acabaram classificando Bryan Ferry como cantor de um único sucesso erroneamente. Mas o público de bom gosto do Autobahn, que vai atrás da informação sabe que Bryan Ferry fez parte de uma das bandas mais representativas do chamado Glam Rock da década de 70, o Roxy Music ao lado do produtor Brian Eno, que é responsável pelos discos de maior sucesso dos irlandeses do U2.

Slave To Love com certeza irá marcar presença na festa especial do Autobahn para o dia dos namorados!


Ronaldo Martins Lima e Carlos Simões