Pocket Calculator
The Clash - This is Radio Clash

 

Lançado apenas como single em 1981 pela CBS, "This is Radio Clash" não fez parte de nenhum álbum da banda e foi produzido pelos próprios integrantes.

FICHA

"The Clash - This is Radio Clash"
Data de Lançamento:
20/11/1981
Estilo: Punk Rock,

Lado A
01. This Is Radio Clash - 4:08

Lado B
01. Radio Clash - 4:07

Produtor - The Clash

Gravadora - CBS

Ainda que não esteja entre as "mais conhecidas" de The Clash, a música conquistou espaço, figurando nas paradas de vários países. Nas paradas britânicas esteve entre as 50 mais tocadas e permaneceu por 6 semanas. Nos EUA ficou entre as 20 mais tocadas nas pistas e entre as 50 mais tocadas nas paradas de rock. Em fevereiro de 1982 chegou a figurar até mesmo nas paradas da Nova Zelandia, também entre as 50 mais tocadas, e nas paradas suecas, onde permaneceu por 5 semanas alcançando a 9ª posição!

Assim como na maior parte das obras de The Clash, e como na maioria das bandas punk, a letra é bem política. A música passa a ideia de que a banda tem uma rádio pirata, onde transmite assuntos sobre os atritos entre Estados Unidos e Cuba e Estados Unidos e Vietnã, e até mesmo situações conflituosas na Europa.

A melodia é uma mistura de funk e soul, além de trazer alguns elementos de rap, mas das primeiras formações, que deram início ao movimento (algo que nos faz lembrar a "Rapper's Delight", de Sugarhill Gang).

Lançado em 7" e 12", o primeiro conta com "This is Radio Clash" no lado A e "Radio Clash" no lado B. Já o segundo conta com as faixas do 7" no lado A e "Outside Broadcast" e "Radio Five" no lado B. Todas são, na verdade, versões de "This is Radio Clash". A "Outside Broadcast" é a versão estendida, com alguns remixes e menos vocal. A "Radio Five" é praticamente instrumental, só com alguns trechos do refrão.


Todas as faixas do single, seja 7" ou seja 12", são excelentes e trazem essa rica mistura! Na minha humilde opinião, esse é o ponto mais atraente dessas bandas de punk britânico da geração de The Clash, o flerte com o Ska e outras vertentes da black music, como o soul e o funk!


Natascha Coelho