"Train in Vain" é uma música lançada pela banda punk britânica The Clash. Ela foi lançada como o terceiro e último single do terceiro disco da banda, o clássico e espetacular London Calling de 1979. A música não foi originalmente listada no track list do álbum, aparecendo como uma faixa escondida no final do disco. Isso aconteceu porque a música foi adicionada ao disco de última hora, quando a capa já estava em produção. Algumas edições de London Calling incluíram a música no seu track list. Foi a primeira música do Clash ao alcançar o Top 30 dos Estados Unidos. Em 2004, "Train in Vain" foi colocada na posição de número 298 da revista Rolling Stone na lista das 500 maiores músicas de todos os tempos.
|
FICHA
|
"The Clash - Train in Vain"
Data de Lançamento: 1980
Estilo: Punk / New Wave
Lado A
01. Train In Vain - 3:12
Lado B
01. Bankrobber - 4:33
02. Rockers Galore..... UK Tour - 6:43
Produtores: Guy Stevens, Mikey Dread
Gravadora: CBS Records
|
|
Nos Estados Unidos, o nome da música foi estendido para "Train in Vain (Stand by Me), porque as palavras "stand by me" dominam boa parte do seu refrão.
A música recebeu o título de "Train in Vain" em parte para evitar confusão com a música de Ben E. King, "Stand by Me". A música foi escrita em uma noite e gravada no dia seguinte, perto do final das sessões de gravação de London Calling.
Era inicialmente para ser uma promoção junto com o semanário de rock, New Musical Express. O engenheiro de som Bill Price lembrou alguns anos mais tarde: "Train in Vain" foi a última música terminada depois que a arte já tinha ido para a impressora. Algumas páginas a descrevem como uma faixa oculta ou escondida, mas ela não deveria estar ocultada. A capa já tinha sido impressa antes de colocarmos a música no final da fita master.
Sobre a letra, Mick Jones que escreveu a maior parte da música, explicou a letra da seguinte maneira: " A música é como um ritmo de trem, e mais uma vez, havia aquela sensação de estar perdido". "Train in Vain" foi lançada na Europa como um single de 33 rpm em junho de 1980 e incluiu também as faixas "Bankrobber" e "Rockers Galore...UK Tour".
A música foi lançada nos Estados Unidos como single promocional de 10" em 1979. O lançamento comercial nos Estados Unidos em 12 de fevereiro de 1980 consistia no formato "7 que incluía a faixa "London Calling" no lado B.
O seu relançamento em 1991 no Reino Unido incluiu a faixa "The Right Profile".
"Train in Vain" junto com "London Calling", "The Guns of Brixton" e "Clampdown" foram tocadas na estréia do The Clash na televisão norte-americana no programa ABC´s Fridays.
Em 2009, no filme 500 Dias com Ela, o personagem do ator Joseph Gordon-Levitt canta "Train in Vain" bêbado em um bar de karaokê.
"Train in Vain" acabou se tornando uma das músicas mais conhecidas e influentes da história do Clash e ao longo dos anos, recebeu muitas versões de artistas de gêneros variados que incluem: EMF, os brasileiros do Ira! que a rebatizaram de "Pra Ficar Comigo", a banda de hard rock The Black Crowes e os galeses do Manic Street Preachers.
|
Até mesmo Annie Lennox do Eurythmics fez uma versão no estilo soul para o seu disco de 1995, Medusa. A música também obteve boas posições no Canadá e na Nova Zelândia. Não deixe de conferir "Train In Vain" e todos os clássicos do The Clash, que é uma das bandas mais importantes da história do rock neste sábado no Projeto Autobahn em um super especial para comemorar o dia mundial do rock!
Neste sábado o Autobahn sedia uma das festas mais esperadas do ano! Dia Mundial do Rock com Caipirinha em Dobro a noite inteira e muito Smiths, Cure, New Order, Depeche, Echo, Duran, A-ha, David Bowie, Soft Cell, Simple Minds, REM, Tears for Fears, Men at Work, Erasure, Queen, U2, Ramones, B-52's, Cyndi Lauper, Clash, Billy Idol, Joy, Siouxsie, Front, Pet Shop Boys, Human League, Talking Heads, Cult, Sisters, Blondie, Devo, Iggy Pop, Pretenders e muito mais na pista mais concorrida de SP
E o melhor, lançamento do Drink The Clash (drink
exclusivo da festa Autobahn baseado nos drinks mais famosos das origens do rock)! IMPERDÍVEL!
Nos vemos lá