Sabe quando você ouve “Always on my Mind” do Pet Shop Boys na pista Autobahn e se lembra com carinho da versão original, clássico do Rei do Rock, mas no fundo sabe que ama mesmo a versão dos nossos criativos oitentistas?
Bem, é assim que eu me sinto ouvindo “Lean On Me”! Amo a música, a letra, o filme, o contexto em que foi escrita, a forma como foi trabalhada pela maravilhosa banda californiana “Club Noveau”, enfim, para mim é um dos hinos à amizade, como Stop, do Erasure, ou “The Promise do When in Rome, mas com um apelo gospel, blues. É possível imaginar um grupo de manifestantes pacifistas em uma passeata contra o Apartheid cantando essa música em uníssono. E está aí dia 20 de Novembro e o momento de refletir sobre a igualdade de condições para toda a sociedade. Essa é uma ótima song para relembrar a data! Além de ficar duas semanas consecutivas em primeiro lugar nas paradas americanas, o sucesso da versão remix do Club Noubeau para clássico de Bill Withers rendeu ao último um Grammy Award de melhor música R&B também em 1987. Já em 1989, Lean On Me foi tema do filme homônimo estrelado por Morgan Freeman, que conta a história verídica de um diretor de escola americano, Joe Clark, ou “Crazy Joe”, que através de métodos pouco ortodoxos conseguiu reerguer a East Side High, escola situada nos subúrbios de New Jersey. Obrigatório para quem curte filmes sobre grandes professores, como Sociedade dos Poetas Mortos, Mr. Holland e Ao Mestre Com Carinho.
A letra fala de amizade, basicamente, e da necessidade de expressar nossas necessidades, enxergar o outro, sabendo que ninguém é uma ilha e sempre, sempre temos a necessidade do outro. Linda mesmo!!!
A versão 12’ do Club Nouveau tem uns dois minutos a mais que a versão 7’. Traz um vocal mais bem definido que na versão original (do Club Nouveau, não do Bill Withers), uma batida mais forte que a da 7’ e nos dois minutos finais um super solo de remix, se puder utilizar esse termo...rs. O lado A traz também uma versão remixe mais curta de Lean On Me, para execução em rádio. O lado B do single 12’ tem mais duas versões recortes Lean On Me, uma da original e outra da remixe. Uma verdadeira overdose de Lean On Me, para curtir muito!
|
||||||
Cris Maggio |