Don't Leave Me This Way é uma música escrita por Kenneth Gamble, Leon Huff e Cary Gilbert. Primeiro foi um hit com o grupo Harold Melvin & The Blue Notes e no ano de 1977 foi um grande hit da era disco pela Motown com a cantora Thelma Houston. E finalmente em 1986 foi um dos grandes sucessos da banda britânica The Communards.
O seu single foi lançado nos formatos 7” e 12”. A versão dos Communards alcançou o topo das paradas britânicas por quatro semanas consecutivas em Setembro de 1986, tornando –se o single mais vendido daquele ano na terra da rainha. A música ainda conta com uma convidada especial, a cantora de jazz Sarah Jane Morris. O 12" também faz parte do seletíssimo grupo de bandas que tiveram singles 12" lançados no Brasil, como Simple Minds, Talking Heads, Baltimora e Sandra. Hoje considerado item de colecionador, vale a pena garimpar por lojas e feiras de discos para ter essa raridade.
|
FICHA
|
Communards - Don't Leave me this Way
Data de Lançamento: 1986
Estilo: Synthpop
Lado A
01. Don't Leave Me This Way (Extended Mix) - 6:25
Lado B
01. Santified -
3:00
Don't Leave me this Way (Gotham City)
Lado A
01. Don't Leave Me This Way (Gotham City Mix Part 1) - 11:30
Lado B
01. Don't Leave Me This Way / Sanctified / Don't Leave Me This Way (Gotham City Mix Part Two) - 11:40
Produção: Mike Thorne
Remix: Mike Thorne
Gravadora - London Records |
|
 |
A música ainda alcançou o topo da parada norte-americana Billboard Dance Chart. Em 2015 a música foi votada pelo público britânico como uma das suas músicas preferidas dos anos 80. E ainda alcançou boas posições mundo afora em vários países como Austrália, Bélgica, França, Alemanha, Irlanda, Holanda e Nova Zelândia. A versão que saiu no single de formato 12” já prende o ouvinte desde o início com as sua batidas envolventes, os vocais magníficos de Jimmy Sommerville e principalmente pelos seus backing vocals que são muito marcantes. É um verdadeiro convite para levantar do sofá, cantar, dançar e festejar com os amigos no melhor estilo anos 80, é claro. Em seus mais de seis minutos de duração, jamais torna-se uma versão monótona. É mesmo para dançar do primeiro ao último segundo. Em alguns países o single ainda saiu com uma versão ainda mais longa, um remix chamado Gotham City Mix. Essa versão tem quase 11 minutos e é um verdadeiro deleite para as pistas de dança, por ter uma batida bem mais acelerada e com algumas paradinhas. Mas claro sem nunca perder seu ritmo. O lado B do single conta com a música Sanctified.
 |
Don't Leave Me This Way ao longo dos anos ainda recebeu várias versões de artistas dos mais variados gêneros como: Isaac Hayes, The Temptations e até mesmo a cantora Cher já cantou em alguns dos seus shows. E na pista do Autobahn, a galera de bom gosto pode se acabar de tanto dançar com todas as versões de Don´t Leave Me This Way gravadas pelo The Communards que traz esse clássico da era disco dos anos 70 para os anos 80 de uma forma muito marcante e simplesmente inesquecível.