“Never Can Say Goodbye” é uma música emblemática, pois desde os anos 70 nos contagia! Foi escrita por Clifton Davis e originalmente gravada pelos Jackson 5 em 1971! Já em 1974, surgiu a versão cantada pela diva disco Gloria Gaynor e, em 1987, essa canção ganhou ainda mais entusiasmo! O responsável? A dupla synthpop britânica The Communards, lderada por Jimmy Somerville, logo após sua saída do Bronski Beat.
|
FICHA
|
"Communards - Never Can Say Goodbyet"
Data de Lançamento: 1987
Estilo: Synthpop
Lado A
01. Never Can Say Goodbye - 7:52
Lado B
01. '77 The Great Escape - 2:17
02. Piece Of Saxophone - 3:29
03. I Do It All For You - 5:07
Produtor - Stephen Hague
Mixagem - Shep Pettibone
Gravadora - London Records |
|
Produzida por Stephen Hague, que tinha acabado de produzir os Pet Shop Boys (incluindo a versão definitiva de West End Girls), OMD, Malcolm McLaren e New Order, integrou o segundo álbum da carreira, o engajado e sensacional Red, alcançando a segunda posição na Irlanda, o quarto lugar na parada de Singles do Reino Unido, e na Billboard Hot Dance, a segunda colocação!
Algo muito claro em se perceber é o entusiasmo que Jimmy Somerville trouxe para essa gravação. No clipe, isso fica evidente: Jimmy está se divertindo imensamente!
A radio version já possui ritmo direto e consistente, imagina o que conferimos na versão 12 polegadas, feita por ninguém mais, ninguém menos que Shep Pettibone que nos contempla com quase 8 minutos de puro envolvimento! Shep Pettibone que também tinha acabado de fazer as versões 12" dos Pet Shop Boys, Level 42 e New Order, incluindo o mega hit de True Faith, versão que levou True Faith a fazer tanto sucesso quanto Blue Monday e Bizarre Love Triangle nas pistas norte-americanas, detalhe importante, True Faith acabou se tornando o segundo maior sucesso do New Order nas pistas de lá, chegando a ficar acima até de Bizarre Love Triangle nos tops norte-americanos.
A versão 12"
começa com vozes femininas que dão espaço para uma poderosa bateria eletrônica e efeitos de reverberação muito peculiares. Lá pelos 3m50s entram os teclados executados brilhantemente! Já aos 4m40s, entram outros instrumentos em camadas, alternando bateria e teclados junto com trompetes! Um verdadeiro espetáculo!
O sucesso de Never Can Say Goodbye foi tão grande que chegou a ganhar um 12" promocional brasileiro (uma raridade), single raríssimo com o clássico Everlasting Love
da inesquecível Sandra no lado B! Hoje virou item de colecionador esse single brasileiro, disputado internacionalmente entre os fãs do Communards mundo afora. Se você tem uma cópia, guarde com carinho, porque é um raridade do mundo fonográfico, na "wishlist" de vários fãs no mundo.
|
Uma dica para sentir toda essa vibração? Na pista Autobahn! Essa música é sempre lembrada e devidamente reconhecida! Uma verdadeira jóia em forma de música que merece toda nossa admiração!
Essa não vai faltar no especial com as melhores duplas dos anos 80 neste sábado no Autobahn! Além é claro de Erasure, Pet Shop Boys, Yazoo, Nake Eyes, Eurythmics, Tears for Fears e muito mais na pista mais animada de São Paulo!