Pocket Calculator
Culture Club - Karma Chameleon

 


Karma Chameleon é uma música da banda britânica Culture Club (fortemente influenciado pelo estilo New Wave), cujos integrantes eram: Boy George (voz), Roy Hay (guitarra e teclados), Mikey Craig (contrabaixo) e Jon Moss (bateria).

Nas turnês, contou também com a presença de Phil Pickett - tecladista fundador da banda inglesa Sailor - que contribuiu com outras composições para o grupo, além da própria Karma Chameleon, na qual emprestou seus teclados. Já a proeminente gaita presente na canção foi tocada por Jud Lander, que havia sido um dos membros do grupo de música beat The Hideaways na década de 1960.

Foi lançada em 05 Setembro de 1983. Liderou tanto a parada de singles ingleses quanto a Billboard Hot 100 nos EUA. Alçançou o 1º lugar nas paradas em 14 países e vendeu mais de sete milhões de cópias no mundo todo.

FICHA

"Culture Club - Karma Chameleon"
Data de Lançamento:
1983
Estilo: Pop

Lado A
01. Karma Chameleon - 3:59

Lado B
01. That's the Way (I'm Only Trying to Help You) – 1:43


Design - Assorted iMaGes
Engenheiro - Gordon Milne, Simon Humphrey
Fotografia [Capa] -David Levine
Produtor - Steve Levine

Gravadora - Virgin Records


No Canadá, emplacou por 7 semanas, a posição número um das paradas e foi o primeiro single de um grupo estrangeiro a vender um milhão de cópias. Foi o single mais vendido, no Reino Unido, ganhou Melhor Single Britânico no Brit Awards 1984 e Melhor Artista Novo no Grammy.

Boy George explicou no livro Billboard # 1 Hits de Fred Bronson que a canção é “sobre o medo que as pessoas têm de ‘bater o pé’ por alguma coisa, o receio de defender algo com todas as forças”.

É uma tentativa de enfrentar a todos. “Simplesmente, se você não é verdadeiro, não age de acordo com seus sentimentos, você enfrentará a justiça do ‘carma’ (efeito que nossas ações geram em nosso futuro)”.


Muitas das letras de Boy George foram inspiradas em seu relacionamento com o baterista do grupo, Jon Moss, com quem teve um “affair” durante o auge da fama do grupo, justamente sobre Moss e sua dificil relação afetivo-profissional, a inspiração para o verso: "Você é meu amante, não meu rival " em Karma Chameleon.

Na época, a relação não foi aberta ao público e o baterista nunca a admitiu, com isso, as músicas eram uma válvula de escape para o vocalista.

Curiosidades:

1-O Culture Club foi processado por suposto plágio desta canção pelos roteiristas de "Handy Man", de Jimmy Jones nos anos 60. Boy George admitiu: "Eu posso ter ouvido uma vez, mas certamente, não foi algo que decidi a copiar."

2-A imagem de Boy George sobre a capa do disco foi feita pelo artista David Levine, irmão do produtor do álbum, Steven Levine.

Citações de Boy George:

1-"Quando eu cantei Karma Chameleon para o resto da banda pela primeira vez, eles apenas riram de mim."

2-“Karma Chameleon é uma daquelas músicas que ninguém nunca admite comprar.”

3-"Se eu acho que é a melhor coisa que eu já escrevi?", ponderou George: "Não, mas estou muito orgulhoso dela."

O que é inconstestável: uma música com refrão de fácil memorização, altamente contagiante e marcante demais! Todos sempre se recordarão!

Ficha:

"Karma Chameleon"
Single por Culture Club
do álbum Colour by Numbers
Lado B "That's the Way (I'm Only Trying to Help You)"
Lançado em 5 de setembro de 1983
Formato Disco de vinil
Gravado em 1983
Gênero New Wave
Gravadora(s) Virgin Records
Compositor(es) George O'Dowd, Jon Moss, Mikey Craig, Phil Pickett, Roy Hay
Produção e arranjos Steve Levine

 

 


Damaris Camargo