Pocket Calculator
Cyndi Lauper - Girls Just Want To Have Fun

 


Ícone dos anos 80 e do estilo new wave, Cindy Lauper influenciou adolescentes no mundo todo com suas roupas excêntricas, acessórios extravagantes e coloridos. Foi a precursora da moda que a gente anda vendo por aí. Porém, seu legado vai muito além da aparência. Sua originalidade e postura um tanto feminista, mas sobretudo divertida, ilustram perfeitamente a ideia das garotas daquela e todas as demais décadas : "Elas só querem se divertir!"

FICHA

"Cyndi Lauper - Girls Just Want To Have Fun"
Data de Lançamento:
1983
Estilo: Pop

Lado A

01.
Girls Just Want To Have Fun (Extended Version) 6:08

Lado B

01.
Fun With V. Knutsn (Instrumental) 7:10
02. Xtra Fun 5:05

Engenheiro de Produção – Elliot Scheiner
Engenheiro Assistente – Tom Swift
Produtor Executivo – Lennie Petze
Mixado por – Arthur Baker
Produtor – Rick Chertoff
Escrito por – R. Hazard


Gravadora - CBS

O talento e carisma de Cindy são indiscutíveis, mas não é sobre a cantora que falaremos hoje e sim sobre aquele que talvez seja o seu maior sucesso: “Girls Just Wanna Have Fun” (ou “Girls Just Want To Have Fun”).

Considerada como um clássico feminista, a música – pasmem! - foi escrita originalmente por um homem. Embora o hit tenha se tornado um hino na versão de Cindy Lauper, a canção foi composta em 1979 por Robert Hazad, mas foi na voz de cantora pop que a música se tornou um sucesso mundial.

Lançado nos Estados Unidos em 1983 pelo selo Portait nos formatos 7” e 12” com diferentes capas (dependendo do país), o single foi o primeiro grande sucesso da cantora, se tornando o único número um em mais de dez países dos cinco continentes, além de entrar para o Top 10 em mais de quinze países . Também foi o número dois na Billboard Hot 100 por duas semanas, entre outras dezenas de premiações.

Dentre as mais de quarenta versões espalhadas pelo mundo, o compacto lançado no Brasil pela Epic trazia o hit no lado A e a também dançante “Right Track Wrong Train” no lado B e alcançou sucesso imediato.
O lançamento do single foi acompanhado pelo divertidíssimo videoclipe, produzido pelo Mother Studio e que custou cerca de US$ 35.000,00. O elenco formado por amigos e pessoas próximas da cantora como alguns funcionários da gravadora, o advogado da família, o lutador e ator Lou Albano (como o pai), seu irmão Butch e claro, sua mãe Catrine (no papel de mãe) parece que só quer mesmo se divertir.


O single também foi um sucesso comercial. Duas vezes disco de platina no Canadá, uma vez nos Estados Unidos; ouro na França e Japão.

Com o hit tocando em rádios, pistas de danças e centenas de apresentações agendadas, não tardou para que Cindy gravasse seu primeiro disco, “She’s So Ununsual”, que além de “Girls Just Wanna...”, trazia também as belíssimas “Time After Time” e “ All Through The Night”, além da polêmica “She Bop”, que fala sobre masturbação feminina. O álbum vendeu mais de 16 milhões de cópias no mundo e rendeu à cantora o Grammy de “Melhor Cantora Revelação”. O disco também está na lista dos “500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos”, da revista Rolling Stones, bem como fez de Cindy Lauper a primeira mulher a ter quatro músicas de um mesmo álbum no Top 10 da Billboard.

Curiosidades:
- O hit ocupa a 120ª posição na lista das "500 Músicas que Moldaram o Rock and Roll", promovida pelo Rock And Roll Hall of Fame;

- Seu videoclipe é considerado pela MTV o "39ª Melhor Videoclipe de Todos os Tempos"; - Mais de trinta artistas já regravaram o hit;

- Está entre as “100 Maiores Músicas da Década de 80”, lista realizada pelo site especializado em música Rock On Net.
- Já foi usado em alguns filmes como “Eu Os Declaro Marido e Larry” e séries como “Bones”; - Em 1994, Cindy Lauper regravou a canção com uma pegada reggae (“Hey Now”);

- Em 2007, foi lançado um “ringle”, espécie de single em CD com o hit.

Várias músicas dos anos 80 atravessaram décadas conquistando gerações, porém poucas o fizeram com tanta força e integridade como esta. Com um ritmo empolgante e letra alegre e - por que não dizer - engajada, “Girls Just Wanna Have Fun” continua sendo presença obrigatória nas pistas de dança e o hino feminista mais aclamado de todos os tempos.


Hey, Now!

Janaína Lima