Pocket Calculator
David Bowie - Blue Jean

 

FICHA

David Bowie - Blue Jean
Lançamento:
1984
Estilo: New Wave / Synthpop

Lado A
01. Blue Jean (Extended Dance Mix) - 5:16

Lado B
01. Dancing With The Big Boys (Extended Dance Mix) - 7:28
02. Dancing With The Big Boys (Extended Dub Mix) - 7:15

Produção: David Bowie, Derek Bramble, Hugh Padgham

Remix: Jellybean e Arthur Baker

Gravadora - EMI America

Lançado em 1984 como single promocional do 16º álbum de Bowie, o Tonight, “Blue Jean” foi uma das poucas faixas do álbum inteiramente escrita por David (teve colaboração de outros artistas na composição da maior parte). Distribuído pela EMI, foi produzido por Bowie e por Hugh Padgham, que trabalhou com artistas como Genesis, The Police e Human League.

David conseguiu aproveitar a excelente maré trazida pelo trabalho anterior, e teve um excelente resultado como resposta.

Quando se trata do maior ícone da música e o assunto é paradas e listas das mais tocadas, não podemos esperar menos do que Top 10! “Blue Jean” figurou nas paradas britânicas por 09 semanas, alcançando a 6ª posição. Nas paradas americanas também ficou entre as 10 mais tocadas da Billboard, onde permaneceu por 18 semanas e alcançou a 8ª posição.

Como de costume o single foi lançado tanto em 7” quanto 12”. O 7” conta com a original de “Blue Jean” no lado A e “Dancing With The Big Boys” no lado B. Já o 12” contém uma versão estendida de “Blue Jean” no lado A e 2 versões, também estendidas, de “Dancing With The Big Boys” no lado B. A diferença entre a original e a longa de “Blue Jean” é sutil, mas notável. Parece que os instrumentos na versão longa (que são os mesmos da original) estão com mais peso. Além disso, um pouco depois da metade da música há um trecho instrumental em que a bateria e o baixo ganham destaque, pouco depois entra o xilofone e então o sax.

Por fim o encerramento é o mesmo. Uma das versões estendidas de “Dancing With The Big Boys”, a Extended Dub Mix, é praticamente instrumental, exceto pelo trecho em que o refrão é inserido.

Como o artista fenomenal que sempre foi, o apelido de camaleão realmente combinava. Sua performance era excepcional em qualquer ramo da arte que decidisse atuar: música, cinema, moda etc! Muito criativo, ele e o diretor Julien Temple (mais tarde trabalhariam juntos novamente em Absolute Beginners) decidiram transformar o clipe promocional em um curta, chamado Jazzin’ For Blue Jean. O vídeo com pouco mais de 20 minutos nos conta a história de Vic, um rapaz que tenta conquistar a garota de seus sonhos com um ingresso para o show do artista do momento. Tanto Vic quanto o rockstar são interpretados por Bowie.

David Bowie era e sempre será inigualável. Artistas assim são raros e acho difícil o surgimento de outro, ele realmente era impar!

Natascha Coelho