Originalmente, a música “China Girl” foi composta por David Bowie e Iggy Pop em 1977, integrando o primeiro álbum da carreira do norte-americano: The Idiot, mas não obteve sucesso...
|
FICHA
|
"David Bowie - China Girl"
Data de Lançamento: 1983
Estilo: Synthpop, Pop Rock
Lado A
01. China Girl
- 5:32
Lado B
01. Shake It (Remix) - 5:20
Produtor: David Bowie e Nile Rodgers
Remix: Nile Rodgers
Gravadora - EMI
|
|
Foi supostamente inspirada na paixão de Iggy Pop por Kuelan Nguyen, uma mulher vietnamita e Bowie encorajou o relacionamento do casal, conforme relato de Paul Trynka (autor da biografia de David Bowie, Starman).
A versão original não tinha o famoso riff de guitarra oriental que aparece na releitura de Bowie feita em 1983 que integrou o seu álbum, Let´s Dance... Riff criado por Nile Rodgers e executado pelo guitarrista Stevie Ray Vaughan!
Essa nova versão de “China Girl” foi lançada em 31 de maio de 1983 e é a nossa mais conhecida e adorada! Entrou na parada do Reino Unido em 11 de junho de 1983, alcançando a 2ª posição na parada do Reino Unido e o 10ª lugar nos EUA, sendo um dos 10 maiores sucessos em muitos outros países europeus!
Nesta música Bowie avisa que vai destruir a cultura da personagem, transmitindo valores ocidentais de materialismo e beleza superficial ("Eu vou te dar televisão / Eu vou te dar olhos azuis / Eu vou te dar uma homem que quer governar o mundo"). Bowie escolheu “China Girl" como uma declaração muito simples e muito direta contra o racismo e sim, conseguiu ser um triunfo artístico e comercial, mas também político: "É errado ser racista!".
Os novos fãs de Bowie (aqueles que surgiram após o sucesso do álbum Let's Dance) podem ter pensado que eles estavam ouvindo uma música com um gostinho da Ásia, mas os fãs mais velhos dos anos 70 sabiam melhor: Bowie estava assumindo o papel de condenar a visão humilhante do Ocidente em relação ao Oriente como um todo: "China Girl" foi uma crítica ao racismo e estereótipos.
|
A versão 12 é um prolongamento do prazer, com um minuto a mais de muita melodia e deleite musical do nosso amado Bowie! Vale muitíssimo a pena essa versão!
Não é a toa que “China Girl” é uma música inesquecível e muito marcante na carreira do nosso eterno e sempre reverenciado camaleão, David Bowie!
Há 3 anos, perdíamos um dos maiores ícones da música! Neste sábado o Autobahn faz uma homenagem especial ao David Bowie na primeira festa do ano, com alguns dos maiores clássicos do Camaleão do Rock
Nos vemos lá!