Pocket Calculator
Duran Duran - The Wild Boys

 

Este foi o 12º single do Duran Duran, lançado em 26 de outubro de 1984 no Reino Unido e em 3 de novembro de 1984 nos Estados Unidos.

A maior particularidade do lançamento deste single, foi que essa música não está em nenhum álbum de estúdio. Ela aparece (a Versão Gravada em Estúdio), no álbum Arena (1984), que foi o 1º álbum ao vivo do Duran Duran, e foi produzida por Nile Rodgers, que já havia remixado o single anterior da banda, além de ter feito produzido Madonna, David Bowie, Diana Ross, entre outros ícones da década. A gravação aconteceu no final de Julho de 1984 no Maison Rouge Studios em Londres.

FICHA

"Duran Duran - The Wild Boys'"
Data de Lançamento:
1984
Estilo: Technopop

Lado A
01. The Wild Boys (Wilder Than Wild Boys) Extended Mix - 8:00

Lado B
01. The Wild Boys - 4:14
02. (I`m Looking For) Cracks In The Pavement - 4:00

Produtor:
Nick Rhodes. Nile Rodgers
Remix: Nick Rhodes e Jason Corsaro
Gravadora - Parlophone

"The Wild Boys" foi um dos maiores sucessos da banda, alcançando o 2º lugar na Billboard Hot 100 por quatro semanas, atrás de "Out of Touch " de Hall & Oates e " Like a Virgin " de Madonna.

 Alcançou 2º lugar também no Reino Unido Singles Chart, além da primeira posição na Alemanha,  Itália e Canadá, e 3º lugar na Austrália.

A idéia para a música veio do diretor que trabalha há muito tempo com o Duran Duran, Russell Mulcahy , que queria fazer um longa-metragem baseado no romance surrealista e sexual de 1971: “The Wild Boys: Um Livro dos Mortos”, de William S. Burroughs . Ele sugeriu que a banda poderia criar uma trilha sonora moderna para o filme

Simon Le Bon começou a escrever algumas letras baseado na rápida sinopse de Mulcahy do livro, e a banda criou um pano de fundo instrumental.

O single foi lançado com seis capas colecionáveis ​​separadas - uma com cada membro da banda e uma da banda coletivamente.

Duran Duran não estava com medo de tentar um som mais pesado ao seu estilo New Romantic. O exemplo foi "Wild Boys", um bombástico hit de 1984 que soldava guitarras a alguns efeitos eletrônicos surpreendentemente explosivos. A letra está mergulhada em imagens de guerra, enquanto vemos no clip as imagens de bravos jovens que se recusam a se curvar às pressões de um "medo do novo mundo". 

A música sustenta esses sentimentos com uma sensação de grandeza, construindo versos sinistros em um refrão crescente que tempera sua sensação empolgante. Os riffs de guitarra e texturas de sintetizador dançantes de Andy Taylor definiam um tom áspero, mas o fundo da bateria eletrônica e a percussão eletrônica adicionam uma tom mais dançante a música. O resultado final foi surpreendentemente escuro e ousado, soando mais como goth rock, do que os sucessos anteriores do Duran Duran.

O single de The Wild Boys foi lançado nos formatos "7 e "12 tanto nos Estados Unidos como no Reino Unido. Para os dois países no formato "7, o single contou com "The Wild Boys" no lado A em sua versão mais conhecida e no lado B tem a música "(I´m Looking For) Cracks in the Pavement gravada ao vivo em Toronto no dia cinco de Março de 1984. Enquanto no formato "12 do single, para os dois países além de ter as mesmas músicas que entraram no formato "7, temos a versão chamada "The Wild Boys (Wilder Than The Wild Boys) (Extended Mix), o único remix oficial. E essa versão de aproximadamente oito minutos é simplesmente maravilhosa. Temos aqui a sincronia perfeita do baixo de John Taylor pulsante junto com a batera de Roger Taylor e os sintetizadores do gênio Nick Rhodes. Impossível também não destacar os backing vocals quase que convidando a todos pra cantarem juntos o seu refrão! A guitarra de Andy Taylor também brilha a partir dos cinco minutos e meio maravilhosa e com uma pegada pesada sensacional! Ainda temos nessa versão alguns sons de tiros e alguns gritos, nos fazendo lembrar imediatamente do seu clipe fantástico e extremamente super bem produzido (foi gasto aproximadamente um milhão de libras para o clipe que traz um clima que remete ao filme "Mad Max), mostrando que a banda estava no topo do mundo). Essa versão é arrasadora e merece ser conferida por quem ainda não conhece! Esse mix também foi usado para o vídeo promocional completo.

Para promover o lançamento da coletânea Greatest em 1998, a EMI encomendou uma série de remixes , incluindo duas mixagens de "The Wild Boys" que foram lançadas apenas em discos promocionais:

- "The Wild Boys [Projeto ASAP & PM Remix]" 3:42 apareceu em um CD promocional de uma faixa na Espanha

- "Wild Boys 98 [4 On Da Floor Remix]" 3:10 apareceu em um CD promocional de uma faixa na Bélgica

Quando a Banda fez a Gravação do single megamix em 1989, "Burning the Ground", uma amostra da frase "Boys" (junto com as "Girls" de "Girls on Film ") foi usada como parte do "Girls! Boys!". Esta música também apareceu no vídeo "1986 Mets: Um Ano Para Recordar", durante o sequencia dos "Wild Boys" dos Mets (Wally Backman e Lenny Dykstra).

Wild Boys foi parodiada na série de comédia de Ricky Gervais "Derek" , série 1, episódio 5

Outra curiosidade sobre o single de The Wild Boys é que ele saiu com seis capas diferentes, trazendo em cada uma delas um membro diferente da banda e na sexta capa trazendo os cinco integrantes juntos. A música depois que foi lançada dificilmente fica de fora dos shows da banda, sempre sendo um dos pontos mais altos de suas apresentações. E sábado agora você poderá conferir The Wild Boys e todos os sucessos do Duran Duran na pista do Projeto Autobahn em um super especial! The Wild Boys é o décimo segundo single lançado pelos ingleses do Duran Duran.


Ronaldo Martins Lima e Paully Le Bon