|
Quem frequenta as festas do Projeto Autobahn já sabe: quando toca Dead Or Alive na pista ninguém fica parado. É praticamente impossível resistir as batidas fortes e altamente dançantes dos hits You Spin Me ‘Round (Like a Record) e Come Home With Me Baby. Mas tem muita gente que não sabe (ou não lembra) que a banda inglesa liderada pelo estiloso Pete Burns, falecido em 23 de outubro de 2016, tem outras músicas tão dançantes e incríveis quanto essas. E é justamente sobre uma delas que eu vou abordar no texto de hoje: My Heart Goes Bang (Get Me To The Doctor).
Lançado no formato de single 12 polegadas em setembro de 1985, My Hearts Goes Bang foi o quarto e último single de divulgação do segundo álbum de estúdio da banda, o Youthquake, mesmo álbum que nos deu o mega hit "You Spin me Round" e os clássicos In Too Deep e Lover Come Back to Me.
A música teve uma boa recepção em diversos países, ficando em 23º lugar na Inglaterra e 12º lugar na parada japonesa. E se tornou um hit dance nos Estados Unidos. Nada mal, né?
|
FICHA
|
"Dead or Alive - My Heart Goes Bang"
Data de Lançamento: 1985
Estilo: Synthpop
Lado A
01. My Heart Goes Bang (extended) - 7:20
Lado B
01. My Heart Goes Bang (7'' Version) - 3:10
02. Big Daddy Of The Rhythm (Live) - 1:15
Produtores: Stock, Aitken & Waterman
Remixes: Phil Harding
Gravadora: Epic
|
|
É fácil entender por que esta música é tão legal e envolvente: as batidas de percussão, aliados aos sintetizadores já surgem logo nos primeiros segundos e não dão ao ouvinte tempo para entender o que está acontecendo. A música te puxa para dentro dela com força e sem piedade e você apenas reage a ela do único modo possível: dançando.
Com uma cadência que lembra um pouco a de You Spin Me ‘Round, não demora muito para ela tomar caminhos próprios e de personalidade única. Essa versão extended do single tem mais de sete minutos de duração e o seu início tem um instrumental que ultrapassa os dois minutos de duração, tempo mais do que suficiente para nós, pobres mortais, estarmos totalmente entregues ao ritmo e energia dessa canção. Essa é uma música que remete total ao party every day.
Muitas são as qualidades dessa música e eu poderia até tentar listar elas de maneira técnica e didática, mas não, não vou fazer isso. Primeiro porque não tenho todo esse conhecimento técnico e segundo, porque existem coisas que não precisam de explicação. E a energia que uma determinada música transmite a quem ouve é uma delas.
Mas posso destacar aqui o refrão ritmado e que pode render diversas dancinhas quase-coreografadas, no melhor estilo Pete Burns, e fazer de quem quer que seja a atração da festa. Sempre.
No lado B do 12", além da versão curta, temos Big Daddy Of The Rhythm, gravada ao vivo no Japão, onde a banda passou a ser adorada, na sequência do sucesso do New Order naquele país, banda de Bernard Sumner chamada pelos japoneses de "os deuses eletrônicos". Logo depois dos inesquecíveis shows do New Order no Japão em 1984, várias bandas eletrônicas inglesas começaram a fazer sucesso no Japão, entre elas o Dead or Alive que atingiu status de superstar, tendo inclusive vários lançamentos exclusivos no Japão.
O 12" foi lançado no Japão em 21 de dezembro de 1985, incluindo a versão (Wipe Out Mix) que mais tarde foi também lançada no Canadá que ainda trazia a versão instrumental de My Heart Goes
Bang, mais um item de colecionador.
|
Não consigo entender por que, com o passar dos anos, My Heart Goes Bang acabou ficando em segundo plano, ofuscada pelo brilho dos hits absolutos da banda. Essa canção tem ritmo, personalidade, um instrumental rico e encorpado, uma letra divertida e interessante e a voz inconfundível de Pete Burns que sempre faz toda a diferença. Um clássico indispensável.
Sábado é dia de dançar Dead or Alive e todos artistas que fizeram história nos anos 80 e deixaram saudades!
Mega Festa ANOS 80 neste sábado no Autobahn com homenagem especial aos artistas dos ANOS 80 que partiram precocemente mas sempre serão eternos na pista Autobahn: David Bowie, Queen, George Michael, Michael Jackson, Dead or Alive, Joy Division, INXS, Falco, Talk Talk, Prince, Baltimora, Ramones, Dan Hartman, Glenn Frey, VIsage... Além do especial muito New Order, Smiths, Depeche, Cure, A-ha, Erasure, Alphaville, Cyndi Lauper, Duran, Noel, Pet Shop Boys, Soft Cell, OMD, Information, Madonna, Devo, B-52´s, Simple Minds, Pretenders, Roxette, Tears for Fears, Human League, Front e muito mais na pista mais concorrida de SP!! IMPERDÍVEL!
Nos vemos lá