Pocket Calculator
Dead Or Alive - You Spin Me Round (Like A Record)

 


Não podemos negar que “You Spin Me Round”, do Dead or Alive, é uma das músicas mais animadas dos anos 80.

Isso se deve a originalidade do vocalista Pete Burns somada com a produção de qualidade do genial trio Stock, Aitken & Waterman, conhecidos simplesmente como SAW, produtores de sucessos dos anos 80 de nomes como Rick Astley, Bananarama, Twins, Sigue Sigue Sputnik, entre outros.

FICHA

"Dead Or Alive - You Spin Me Round (Like A Record)"
Data de Lançamento:
1984
Estilo: Pop

Lado A
01. You Spin Me Round (Like A Record) (Murder Mix) - 8:00

Lado B
01. Misty Circles (Extended Version) - 9:10


Dirigido por - Mike Stock e Matt Aitken
Produzido por - Pete Waterman
Escrito por - Dead Or Alive
Mixado por - Zeus B. Held
Gravado por - Dave Allen

Gravadora - Epic

O jeito único de cantar de Pete Burns impressiona, ainda mais e um dos refrões “I Want Your Love”, percebe-se que ele se entregou totalmente na música, nos passando toda a emoção ali empregada.

Porém gravá-la não foi uma tarefa tão simples, a gravadora Epic não apostava no sucesso da faixa, alegava que era horrível e seria desconhecida, mas mesmo assim Pete não desanimou, pagou do seu próprio bolso a quantia de 2.500 libras para conseguir a gravação.


É óbvio que a magia dos produtores SAW ajudaram no sucesso, usaram e abusaram dos sintetizadores, e o melhor, conseguiram que as versões lançadas nos singles detonassem em qualquer pista de dança, como por exemplo a versão 12” Murder Mix, que sempre toca na pista da festa Autobahn.

A música conseguiu retornar com sua popularidade em 1998, quando foi lançado o filme “Afinado no Amor”, onde já na primeira cena aparece o cantor de casamentos Adam Sandler cantando-a, na abertura do filme e logo após saiu na trilha sonora oficial do filme.

Ainda sobre a letra, Pete Burns declarou em uma entrevista que se inspirou para compor na música “I Wanted Your Love”, do Luther Vandross e revelou que sua maneira de compor é ouvir outras músicas e cantá-las em tons diferentes, até sair o trabalho final.

Agora que sabemos um pouquinho da história desse fascinante, deixo a velha recomendação, garimpe em algum sebo para garantir o seu ou baixe o arquivo em MP3, indispensável em qualquer coleção dos anos 80.

 

Carlos Simões