Pocket Calculator
Dexys Midnight Runners & The Emerald Express - Come On Eileen

 


Essa é simplesmente uma das One Hit Wonders que eu mais adoro: “Come on Eileen”, do Dexy’s Midnight Runners, banda inglesa formada em Birmingham em 1978. Na Inglaterra, a banda chegou ao primeiro lugar das paradas com o segundo single, “Geno”, de 1980, porém, mundialmente ficou conhecida somente com o lançamento de “Come on Eileen”, em 1982, que ficou em primeiro lugar das paradas não só na Inglaterra como também nos Estados Unidos, sendo que uma semana antes era “Billie Jean” que ficava em primeiro lugar e na semana seguinte, “Beat it”, ambas do mito Michael Jackson.

Acho incrível a sonoridade de Come on Eileen, a carinha celta da introdução, o ritmo meio irlandês, o refrão com o famoso “Too ra Loo ra” e a própria autenticidade da música, totalmente diferente do que rolava na época: totalmente acústica.

Amo sintetizadores, mas nessa música acho sinceramente que eles não fizeram tanta falta.

A versão do single de 7” não tem a introdução de violino nem uma parte da primeira seção da musica, uma versão editada, reduzida, própria para reprodução nas rádios, com 3:28 minutos, dos 4:12 da versão 12”. Mas não é chamada de radio edit, como várias versões de singles. Somente o single de 7” lançado nos Estados Unidos tinham a introdução completa, assim como no 12”. Curiosamente, a versão completona da música, com 4:47 minutos, que muitas vezes é chamada de “maxi single”, ficou conhecida somente em um relançamento do álbum “Too-Rye-Ay” em 2012 e somente nos Estados Unidos.

FICHA

"Dexy’s Midnight Runners – Come on Eileen"
Data de Lançamento:
1982
Estilo: Folk Rock

Lado A
01. Come On Eileen - 3:28


Lado B
01. Dubious 2:37


Record Company – Phonogram Ltd. (London)
Fonografia - Phonogram Ltd. (London)
Copyright - EMI Music Ltd.
Diretor - Clive Langer e Alan Winstanley

Gravadora - Mercury

 


As versões mais conhecidas são a do single de 12” e a do álbum, “Too-Rye-Ay” com 4:32 minutos, que também não tem a introdução completa, mas não teve a parte principal reduzida.

Isso é interessante, pois muitas vezes vemos diversas versões das músicas quando buscamos na internet e não conseguimos diferenciar uma da outra.

A história da música também é muito legal. Eileen era uma garota com quem o vocalista Kevin Rowland cresceu junto e os dois se apaixonaram quando tinham cerca de 13 anos, se envolvendo intimamente mais ou menos um ano depois.

A música mostra o menino católico dividido entre a paixão juvenil, o desejo, e os conceitos religiosos da família. Ah aquele vestido vermelho...

Tem algumas curiosidades também interessantes com relação a Come on Eileen: a introdução em violino foi tirada de uma canção do folk Irlandes, “Believe Me If All Those Endearing Young Charms”, de 1808.

Na versão extendida, inclusive, no finalzinho da música, o vocalista Kevin Rowland declama uma parte da poesia que foi feita para a esposa do músico tradicional irlandês, Thomas Moore, para dizer a ela que a amaria de qualquer maneira, pois ela havia se isolado por conta de uma doença que deixou marcas em sua pele.

A música também foi usada para acordar a astronauta Eileen Collins, que foi a primeira mulher a pilotar e depois comandar um ônibus espacial, em sua missão na Discovery, em 2005. Jeito maravilhoso de acordar, não é? Ouvindo Come on Eileen no Espaço Sideral...

Bem, como já disse, amo essa música em todas as suas versões e curto muito poder dançar Come on Eileen na pista Autobahn! Na hora em que o ritmo acelera dá uma vontade louca de sair pulando...rs Resumindo: letra linda, história igualmente bonita e um ritmo único e contagiante!

Principais formatos:

Single 7" EUA

Lado A - Come On Eileen 4:12

Lado B - Let's Make This Precious 4:00

Single 12" EUA ‎

Lado A - Come On Eileen 4:12

Lado B1 - The Sound Of Philadelphia (T.S.O.P.) 7:35

B2 - Let's Make This Precious 4:03

Single 7" Reino Unido e nos demais países fora os EUA

Lado A - Come On Eileen 3:28

Lado B - Dubious 2:37

Single 12" Reino Unido e nos demais países fora os EUA

Lado A - Come On Eileen 4:15

Lado B1 - Liars A To E (New Version) 4:09

B2 - Dubious 2:41

 

 

Cris Maggio