Pocket Calculator
Divinyls - I Touch Myself

 

Quem não se lembra da música "I Touch Myself"? Foi escrita pela banda australiana Divinyls! Formada em 1980 na cidade de Sydney, seus integrantes principais eram a vocalista Chrissy Amphlett e o guitarrista Mark McEntee, mas na composição dessa música, contaram com a participação de Billy Steinberg e Tom Kelly, que também escreveram sucessos como “Like a Virgin” da Madonna, “Eternal Flame” do grupo Bangles, “I'll Stand By You” do Pretenders, “True Colors” de Cyndi Lauper e “So Emotional” da Whitney Houston!

O single "I Touch Myself" foi originalmente lançado em dezembro de 1990, na Austrália. Chegou à posição de número trinta e um e cinco semanas alcançou o primeiro lugar e ali permaneceu durante duas semanas!

No Reino Unido, a música estreou na posição de número sessenta e nove na parada oficial. Oito semanas depois, atingiu a décima posição e permaneceu por mais quatro semanas!
Quando lançada nos Estados Unidos, causou muita controvérsia, com algumas estações de rádio se recusando a tocá-la... e talvez por isso mesmo, atingiu a quarta posição na Billboard Hot 100!

FICHA

"Divinyls - I Touch Myself"
Data de Lançamento:
dez/90
Estilo: Synthpop, Indie Rock

Lado A
01. I Touch Myself - 3:51

Lado B
01. Follow Through - 4:48
02. I Touch Myself (Alternative Version) - 3:47

Produtor: David Tickle, Divinyls
Gravadora - Virgin Records

“I Touch Myself” trouxe muita polêmica... falava claramente sobre masturbação: ...“Eu amo a mim mesma, quero que você me ame”... inspirou as mulheres a assumir o controle de sua sexualidade!

As garotas adolescentes estavam amadurecendo enquanto o mundo se adaptava quanto à liberação sexual... E Amphlett se entregou ao tema sem medo algum! Imprescíndivel para a afirmação do poder feminino! O atual “girl power” entoado em grande estilo! Já vinha forte nos anos 80, com Cyndi Lauper, Madonna, Joan Jett (que enotava "não ligo para a reputação" ou o clássico She Bop da Cyndi Lauper que já falava de masturbação e da liberação sexual feminina! Divinyls levou a cabo o caminho que começou a ser trilhado pela Cyndi, Madonna, Chrissie Hynde, Debbie Harry, Annie Lennox, Pat Benatar como podemos conferir nesse trecho da letra: ...“eu me busco, eu quero que você me encontre, eu esqueço de mim mesma, eu quero que você me lembre...” "eu fecho meus olhos e vejo você na minha frente..."

Infelizmente, Chrissy Amphlett, morreu de câncer de mama e esclerose múltipla em 21 de abril de 2013, aos 53 anos de idade, e, seus familiares, por desejo da própria vocalista, lançaram a campanha contra o câncer de mama incentivando as mulheres a se tocarem!

O vídeo principal de divulgação é de arrepiar: Em preto e branco, ele reúne importantes artistas australianas, como Olivia Newton John, Connie Mitchell, Deborah Conway e Suze DeMarchi, entre outras, em uma interpretação singela de “I Touch Myself”, que adquire um sentido completamente novo e diferente! Com um tom engajador e de alerta social! Mais uma faceta do poder feminino que deve ser sempre estimulado e nunca subjulgado!

Música de qualidade e conteúdo é assim: os anos passam e a mensagem fica! Até mesmo se perpetua ganhando nova importância em outro contexto!

Em 1985 foi lançado uma fita cassete da Divinyls junto com a Pat Benatar para promover a banda no Canadá, duas mulheres super ativas na luta das mulheres desde aquela época (quem pode esquecer do clássico Love is a Battlefield da Pat Benatar, que embalou inclusive o filme mais morderno De Repente 30, em que a protagonista ensina as jovens como as mulheres devem lutar nesse "campo de batalha")

O single 12" traz a exclusiva Alternative Version de I Touch Myself, versão tão ousada e provocante quanto a original!

Por incrível essa versão 12" também foi lançada no Brasil pela EMI em edição promocional para as rádios.

Neste sábado, mais uma vez o Autobahn comemora o Dia Internacional da Mulher com uma festa super especial! GIRLS JUST WANNA HAVE FUN, com Welcome Drink na faixa pra elas, e 3 garotas super poderosas comandando a cabine com os maiores sucessos dos anos 80 na pista mais concorrida de São Paulo! Sábado é dia de esquecer chefes, trabalho trânsito e embarcar nessa viagem de volta aos melhores anos da música!

Nos vemos lá!



Damaris Camargo Aranha