Vamos falar hoje de um dos singles mais tocados nas rádios e nas pistas dos 80, "Breakaway" da Rainha do Disco Donna Summer.
|
FICHA
|
"Donna Summer - Breakaway"
Data de Lançamento: 1989
Estilo: Synthpop/EuroPop
Lado A
01. Breakaway (Remix Full Version) - 6:45
Lado B
01. Breakaway (Remix Edit) - 3:37
02. Love Is In Control (Finger On The Trigger) - 4:19
Produtor: Stock, Aitken & Waterman
Gravadora: Warner
|
|
O single "Breakaway" foi lançado em 1989 nos Estados Unidos, porém não foi muito bem recebido, mesmo porque a carreira da cantora Donna Summer, vinha de um período de ostracismo onde ela não emplacava nenhum sucesso. Posteriormente o single foi incluído no álbum "Another Place in Time" do mesmo ano e mesmo sendo somente a terceira música de trabalho do álbum, o single ganhou várias versões.
O single faz parte do álbum "Another Place and Time" que marcou a volta da Rainha da Disco para as paradas de sucesso tanto nos Estados Unidos como na Europa e chegou a ocupar o 7º lugar na Billboard Hot 100. Esse álbum é super dançante e traz outros grandes sucessos da cantora como "Don't Wanna Get Hurt", "This Time I Know It's For Real" e "Love's About To Change My Heart".
A música foi composta e produzida pelo famoso trio Stock/Aitken/Waterman - Matt Aitken, Mike Stock e Pete Waterman, responsáveis pelo Rick Astley, Bananarama, Kyli Minogue, e que estavam bombando nas paradas House na época, a Warner pensou nisso e já contratou o trio que estava colocando todo mundo pra dançar para dar esse impulso na volta da Donna Summer.
"Breakaway" ganhou uma nova versão remixada por Phil Harding e Ian Curnow, remixers ingleses famosos por seus trabalhos com músicas de bandas como Erasure, Pet Shop Boys entre outros.
Essa versão foi lançada na Europa onde chegou ao top 50 do Reino Unido. O 12" também foi lançado na Alemanha, onde arrebatou as pistas de dança.
As versões remixadas ficaram bem mais legais que a original e tornam a música especialmente dançante com batidas compassadas e marcantes que ficaram ótimas para a pista.
|
Embora a música não tenha feito muito sucesso nos países de língua inglesa, inesperadamente conquistou o coração da galera de vários países latinos, principalmente na Argentina, Peru e Brasil, sendo muito tocada nas rádios e nas pistas.
Aqui no Brasil ela fez parte da trilha sonora da novela "Despedida de Solteiro" anos mais tarde, em 1992 e chegou a ocupar o 7º lugar nas paradas.
A música fala do momento delicado na vida de uma mulher, onde ela tem que se desligar de um passado infeliz, levantar a cabeça e partir para outra sem medo. A música só ganhou um vídeo clip na versão remix e também foi bastante exibido aqui no Brasil.
Neste sábado o Autobahn faz um festa especial em homenagem às mulheres que fizeram história nos anos 80, comemorando também o aniversário da Cyndi Lauper com o melhor dos anos 80 a noite inteira na única balada que bomba de feriado em São Paulo!
Nos vemos lá