|
FICHA
|
Erasure - Blue Savannah
Data de Lançamento: 1989
Estilo: Synthpop
Lado A
01. Blue Savannah (Out Of The Blue Mix) - 6:45
02. Blue Savannah (Mark Saunders Remix/Edit) - 3:50
Lado B
01. Blue Savannah (Blue Dub) - 6:42
Blue Savannah (Maxi-Single)
Lado A
01. Blue Savannah (Der Deutsche Mix I) - 7:04
02. Blue Savannah (Der Deutsche Mix II) - 6:13
03. Runaround On The Underground (12" Mix) - 6:41
Lado B
01. Blue Savannah (Mark Saunders Remix) - 6:51
02. Supernature (William Orbit's Mix) - 6:59
03. No G.D.M. (Zeuss B. Held Mix) - 4:24
Produção: Erasure, Gareth Jones, Mark Saunders
Remix: Mark Saunders, Shep Pettibone
Gravadora - Mute Records |
|
|
Blue Savannah é o single do Erasure que faz parte do quarto álbum de estúdio da banda, Wild! Lançado em 1990. A gravadora Mute Records lançou na Europa como terceiro single, e a gravadora Sire Records lançou nos Estados Unidos como segundo single do álbum. Pode-se dizer que Blue Savannah é uma canção de amor e um verdadeiro clássico do Synthpop escrita pelo gênio Vince Clarke e pelo vocalista Andy Bell. É uma bela canção de amor com a voz marcante, sensível e delicada de Andy Bell e teclados e sintetizadores típicos do Erasure utilizados pelo mestre Vince Clarke. Confesso que cada vez que escuto esta música até hoje me arrepio e me emociono bastante.
Blue Savannah foi lançada como single no formato 7” que conta com a música Runaround on the Underground no seu lado B e também no formato 12” que contou com a música No G.D.M., além de Runaround on the Underground e a versão de Blue Savannah (Mark Saunders Mix). A versão Mark Saunders Mix também na época entrou na coletânea da rádio Transamérica chamada Adrenalina (naquela época era comum as rádios brasileiras lançarem essas coletâneas com versões diferentes das originais). Esta versão acabou fazendo muito sucesso nas pistas do mundo todo, por ter batidas bem mais aceleradas em relação á versão original que entrou no disco Wild!. Blue Savannah ainda saiu no formato 12” em uma edição limitada contendo a versão Der Deutsche Mix. Esta versão é completamente diferente da versão original da música e totalmente baseada com referências aos pais dos anos 80 e da música eletrônica, os alemães do Kraftwerk. Nesta versão conseguimos encontrar a respiração dos ciclistas do clássico Tour de France, trechos de Home Computer e ainda batidas e beats na sua parte final de Musique Non Stop. É claro que o Erasure fez esta versão como uma homenagem e para mostrar de forma explícita as suas influências na sua música, pois afinal o Kraftwerk é referência de praticamente todas as grandes bandas da década de 80. Para quem nunca ouviu esta versão do Erasure, vale a pena procurar. Ainda existem as versões (Out of the Blue) e a Blue Dub (bem diferente mas muito linda também), pelo inesquecível Shep Pettibone que fez trabalhos inesquecíveis com o Pet Shop Boys (West End Girls, Love Comes Quickly, What Have I Done to Deserve This, Opportunities, etc) e com o New Order (True Faith a versão mais maravilhosa desse clássico, entre outros hits que tomaram as principais pistas dos anos 80).
|
E Blue Savannah acabou tornando-se um dos singles mais bem sucedidos da carreira do Erasure, alcançando a posição de número 3 na parada de singles da Inglaterra, a Uk singles chart. Também marcou o retorno da banda ao Top 20 da Alemanha, alcançando a posição de número 13. Blue Savannah ainda serviu de inspiração para a música “Escribeme en el Cielo” lançada três anos depois pelo grupo mexicano Sentidos Opuestos, contendo arranjos e melodia bastante parecidas. Para fechar com chave de ouro Blue Savannah ainda rendeu mais um videoclipe muito criativo e inesquecível para a dupla que fez muito sucesso e sendo exibido a exaustão na MTV no início da década de 90 com Andy e Vince sendo pintados totalmente de azul. A música até hoje é executada nos shows do Erasure com uma certa regularidade e muito tocada na pista do Autobahn e com certeza você poderá conferir no especial do Erasure este sábado.