Pocket Calculator
Erasure - Love to Hate You

 

FICHA

Erasure - Love to Hate You
Data de Lançamento:
1991
Estilo: Synthpop

Lado A
01. Love To Hate You (Bruce Forest Mix) - 7:43
02. Vitamin C (Paul Dakeyne Mix) - 7:43

Lado B
01. Love To Hate You (Paul Dakeyne Mix) - 4:19
02. Vitamin C - 3:52
03. La La La - 3:52

Produção: Martyn Phillips
Remix: Dave Bascombe
Gravadora - Mute Records

Love to Hate You foi lançada pelo Erasure em 1991 como o segundo single do quinto álbum de estúdio da banda, Chorus. O single foi lançado pela gravadora Mute Records na Inglaterra (atual gravadora do New Order que levou a Mute novamente ao topo da parada) e pela Sire Records nos Estados Unidos. A música foi composta por Andy Bell e Vince Clarke, e consiste em uma música dance eletrônica, que carrega muitas influências e inspirações da disco music dos anos 70. A melodia dos sintetizadores usados pelo mestre Vince Clarke no refrão, é claramente inspirada pelo clássico da era disco, “I Will Survive” da diva Gloria Gaynor. E por outro lado as suas batidas trazem o quê de melhor foi feito nos anos 80.

Love to Hate You acabou tornando-se um dos singles de maior sucesso do Erasure, alcançando a posição de número 4 na parada inglesa. O single ainda conseguiu boas posições na Alemanha e na Suécia. Nos Estados Unidos obteve a posição 17 na Hot Dance Music Club Play, a posição de número 10 na Hot Dance Music Maxi Singles Sales e a posição 6 na Modern Rock Tracks.

A dupla ainda gravou uma versão em espanhol chamada “Amor y Odio” e uma versão italiana chamada “Amo Odiarti”. O single foi lançado no formato 7” com a música Vitamin C no seu lado B e no formato 12” com a versão Love to Hate You 12” Mix no lado A e as músicas Vitamin 12” Mix e La La La no lado B. A versão 12” Mix é simplesmente um deleite para os fãs de dance music. Com batidas ultra aceleradas e várias paradas, ela é perfeita para dançar muito e até hoje faz sucesso nas pistas de dança pelo mundo todo.

Como se não bastasse todo o sucesso do single, Love To Hate You ainda rendeu um dos videoclipes mais icônicos da carreira do Erasure. Com o vocalista Andy Bell fazendo passos sob uma passarela dágua, essa dança acabou virando sua marca registrada. Basta a primeira imagem do clipe surgir no telão da pista do Autobahn, para todos ficarem com aquele olhar: “chegou a hora da dancinha” (inclusive este que vos escreve). Então fica o convite para você e seus amigos virem este sábado para o Autobahn fazer os passos de Andy Bell na pista mais animada de todas no especial do Erasure.



Ronaldo Martins Lima