Pocket Calculator
Falco - Der Kommissar

 


"Der Kommissar" é, sem dúvidas, uma das músicas mais marcantes dos anos 80! Contagiante desde os primeiros toques, cantada pelo austríaco Johann Hans Hölzel, muito mais conhecido por, simplesmente: Falco!

FICHA

"Falco - Der Kommissar "
Data de Lançamento:
1981
Estilo: Synthpop

Lado A
01. Der Kommissar (Rap' That) - 3:53

Lado B
01. Helden Von Heute - 4:08

Design [Grafik] - Stefan Weber
Produtores - Falco, R. Ponger



Gravadora - GiG Records, A&M Records

Foi lançada em dezembro de 1981, mais tarde (1982) iria integrar o albúm de estréia chamado Einzelhaft. Escrita e produzida pelo próprio Falco e por Robert Ponger, estourou em todas as paradas musicais do mundo, com muito mais estrondo nas européias.

Foi a primeira música, cantada em alemão, a despontar mundialmente! Quem nunca se pegou “cantarolando” essa melodia? Uma verdadeira diversão, realmente desafiante acompanhar Falco na letra! Eu gosto muito (ainda mais por eu não conhecer o idioma alemão), é uma descontração!

Carismática ao extremo, essa música foi objeto de versões por outros artistas! A primeira foi feita pela banda inglesa After the Fire, em 1982, com a letra em inglês... Na minha opinião, perdeu todo o charme, inclusive nos sinteziadores... Os vocais não convencem... Mas mesmo assim, alcançou a quinta posição nas paradas americanas...


Já a versão mais interessante, surgiu em 1983, pela cantora americana Laura Branigan! Inclusive com alteração no título, foi batizada: "Deep in the Dark"... Essa vale a pena conferir: letras em inglês, mas inovadora... Nos acordes, que achei mais “pesadinha” e no timbre poderoso de Laura! No mínimo, muito autêntica, e, por que não: audaciosa!

Outra versão (que recebeu o nome de "Don't Turn Around") foi realizada pela banda de punk da cidade de Chicago nos EUA, The Squids, em 1996... Tem duração de menos de dois minutos e é totalmente desconexa, não mantendo referência alguma com “Der Kommissar”, pode-se dizer talvez e bem remotamente, que foi tida como só um sopro de inspiração, passando muito, mas, muitooo longe da jóia musical que é a original... (também no meu modo de “ouvir”)...

Agora uma curiosidade matadora: tanto nos formatos 7 e 12 polegadas deste single, há uma canção (lado B) chamada: “Helden Von Heute”... É uma leitura de Falco para, nada mais, nada menos, a música emblemática “Heroes” do camaleão David Bowie! Ouçam, com todo carinho, as duas! Não vão se arrepender!

Formatos:

Tracklist 12” Reino Unido

A Der Kommissar (The Commissioner)
B1 Auf Der Flucht (On The Run)
B2 Helden Von Heute

Tracklist 12” Alemanha

A Der Kommissar (Rap' That)
B Helden Von Heute

 

 

 

Damaris Camargo