Os integrantes do Front 242, um dos precursores do EBM (Electronic Body Music), tocarão como DJs convidados neste sábado no Projeto Autobahn! Já entrando no clima dessa festa histórica, vamos comentar o EP Politics of Pressure, que trouxe vários hits do Front num único single.
O Front 242 foi formado por Dirk Bergen e Daniel Bressanutti na Bélgica nos anos 80 e apresentou diferentes formações no início. Após o lançamento do primeiro single em 1981, Patrick Codenys e Jean Luc De Meyer entraram para a banda e em 83, Bergen deixou o grupo e foi substituído por Richard 23. Apesar de lançarem seus trabalhos em meados dos anos 80, esses belgas começaram a ganhar notoriedade no cenário da música eletrônica e a se apresentar em festivais de grande porte na Europa e nos Estados Unidos por volta de 1985. Foi também neste período que o EP “Politics Of Pressure” chegou às prateleiras das lojas de discos e é um dos trabalhos da banda que você tem que ouvir, pois todas as músicas são excelentes, cheias de ritmo! hehe “Politics Of Pressure” foi distribuído pela Red Rhino Records na Europa e Wax Trax! Records nos Estados Unidos. O EP inclui as faixas “Don’t Crash”que é um dos hits dos caras, “Funkahdafi”, “No Shuffle” e “Commando (Remix)”. “No Shuffle” aborda os fatos da vida moderna agitada contrastando com um deserto ártico e “Commando (Remix)” trata da individualidade. “Funkahdafi” é uma música sobre o ditador Gaddafi e para muitos parece uma homenagem. A faixa começa com um sample de um discurso de Louis Farrakhan, um líder religioso do grupo “Nation Of Islam”: “We who are oppressed, love those who fight against oppression and the oppressors” (Nós oprimidos, amamos aqueles que lutam contra a opressão e os opressores).
Posso estar errada, mas vale ressaltar que os integrantes do Front, assim como outros jovens músicos da sua época, tinham consciência política, possuíam um bom conhecimento de história e de movimentos artísticos. Eles também demonstravam estar preocupados com o consumismo desenfreado e o vício que a mídia parecia estar exercendo sobre a civilização ocidental, o que podemos ver em outras canções do grupo, entre elas “Masterhit” e “Welcome To Paradise”.
|
||||||
Taccy Mikulski |