Pocket Calculator
Hithouse - Jack to the Sound of the Underground

 

Hoje vamos falar de mais um ídolo dos anos 80 que infelizmente morreu precocemente aos 30 anos, em um acidente de carro quando estava no auge da sua carreira.

Estamos falando do holandês Peter Slaghaus, um dos pioneiros do Acid House no mundo, mais conhecido com seu projeto Hithouse que tomou conta de todas as pistas do mundo no final dos anos 80! Mesmo antes de lançar o Hithouse ele já fazia experimentos com samples sob o nome Wise Guys e sua música - Samplification! Em 1986!

Mas antes de comentar desse single de estréia do Hithouse, vou abordar um pouco mais sobre a vida de Peter Slaghaus. Aliás Hithouse, na verdade é a tradução do seu nome em holandês: slag - Hit e Haus - House.

Antes de criar uma das bandas pioneiras do Acid House, Peter já era um genial produtor! Primeiro produziu a Maria Vidal e seu inesquecível hit "Body Rock", pouco depois foi responsável pela produção do mega-hit "I Can't Wait" do Nu Shooz, single que alcançou a marca de 1 milhão de cópias vendidas em 1986.

FICHA

"Hithouse - Jack to the Sound of the Underground"
Data de Lançamento:
1988
Estilo: Acid House

Lado A
01. Jack to the Sound of the Underground (Party Mix) - 8:02

Lado B
01. Jack To The Sound Of The Underground (The Samples) - 0:45
02. Jack To The Sound Of The Underground (Fake Mix) - 6:17

Produtor: Peter "Hithouse" Slaghuis
Remixes: Peter "Hithouse" Slaghuis
Gravadora: ARS Benelux

Peter também teve uma outra banda antes de criar o Hithouse, o Video Kids, com o hit Woodpeckers from Space, já em 1984 usando samples, na verdade sampleando a risada do desenho do Pica-Pau, isso mesmo, aquela mesma risada que embalou nossa infância. Peter estava anos à frente de seu tempo.

Foi o primeiro DJ a tocar House na Holanda, mais precisamente na Bluetiek, casa em que era DJ em Roterdã, além de todos esses projetos paralelos como músico e produtor. Se tornou o primeiro DJ holandês a fazer sucesso em todo o mundo. A partir daí que decidiu lançar seu primeiro single como Hithouse. O inesquecível Jack to the Sound of the Underground. A house music ainda era extremamente alternativa, considerada totalmente underground em toda a Europa. Peter se baseou no nome do maior hit da house de Chicago (Jack Your Body) e adaptou para o underground europeu.

Assim como o M/a/r/r/s da gravadora 4AD, já tinha feito em Pump up the Volume e o Tim Simenon (Bomb the Bass) tinha feito em Beat Dis, o Hithouse fez em seu 1o single uma sequência incrível de samples de outras músicas, inclusive algumas do mesmo ano, no total na versão original 17 samples e na versão 12" de Jack to the Sound of the Underground, encontramos 24 samples, não chegou a tantos quanto o Marrs e o Bomb the Bass, mas 17 é um número sensacional considerando o tamanho de uma música.

Foram lançados várias edições do single na Inglaterra, Holanda com algumas versões diferentes, mas a mais tocada foi a versão extended Party Mix, onde encontramos colocadas os 17 samples da versão original, e mais samples de 7 músicas!!! Ainda tinha a radio version, a versão curta usada nas rádios e TVs (mesma versão utilizada no videoclipe da música) e ainda as versões Acid House, Melt Down e Underground.

Jack to the sound of the Underground alcançou o 14º lugar do top inglês em 1988. Mais tarde foi usada em vários documentarios da BBC de Londres, e é usada até hoje em dia em matérias sobre a história do Acid House. É referência em todas as reportagens sobre Acid House.

Uma das versões mais interessantes, é a The Samples, reunindo em 45 segundos alguns dos samples utilizados na música. Ótima para usar em outras músicas, em viradas ou simplesmente preparar o clima para a entrada da música. Ah sim, tem uma versão chamada, Fake Mix, sim já tinha fake nos tempos do Hithouse :)

O próprio nome/refrão da música já é um sample da música Jack to the Sound do Fast Eddie, inclusive do mesmo ano, de 1988, mostrando como o Hithouse estava ligado no que de mais moderno acontecia no mundo da música. A música já abre com o sample da voz do the Buggers (em seu maior sucesso The Buggers Groove). Somam-se a esses samples, trechos de A View to a Kill do Duran Duran, Rok da House do Beatmasters, You're no Good to me da Kelly Charles, e até samples do primeiro programa infantil transmitido na TV, nos anos 40, mais precisamente em 1947. Há também samples do mega hit Pink Cadillac da Natalie Cole e a voz do Jalaluddin Mansur Nuriddin & DST, sample anteriormente já usado pelo Marrs em Pump up the Volume.

Não bastassem os samples já utilizados na radio version, ele ainda incluiu na versão 12, mais alguns samples de seus contemporâneos, como trechos da versão 12" de Together Forever do Rick Astley; Tell it to My Heart da Taylor Dayne; Push do Salt & Pepa, Bring the Noise do Public Enemy, entre diversos outros, totalizando 24 samples!

Sábado é dia de dançar os clássicos dos artistas dos anos 80 que deixaram saudades!

Mega Festa ANOS 80 neste sábado no Autobahn com homenagem especial aos artistas dos ANOS 80 que partiram precocemente mas sempre serão eternos na pista Autobahn:
David Bowie, Queen, George Michael, Michael Jackson, Dead or Alive, Joy Division, INXS, Falco, Talk Talk, Prince, Baltimora, Ramones, Dan Hartman, Glenn Frey, Hithouse... Além do especial muito New Order, Smiths, Depeche, Cure, A-ha, Erasure, Alphaville, Cyndi Lauper, Duran, Noel, Pet Shop Boys, Soft Cell, OMD, Information, Madonna, Devo, B-52´s, Simple Minds, Pretenders, Roxette, Tears for Fears, Human League, Front e muito mais na pista mais concorrida de SP!! IMPERDÍVEL!

Nos vemos lá

Marcos Vicente