Pocket Calculator
James - Sit Down

 


Lançado pela primeira vez em 1989 pela Rough Trade, “Sit Down” é provavelmente o mais conhecido de James. Representou uma fase de certa instabilidade e transição, e mais tarde passou a representar a fase mais prospera da banda.

FICHA

James - Sit Down
Data de Lançamento:
1989
Estilo: Indie Rock

Lado A
01. Sit Down - 8:31
02. Goin' Away - 2:07

Lado B
01. Sound Investment - 3:33
02. Sky Is Falling - 3:32

Arte:
Karen Jackson, Matt Carroll, Patt Carroll
Engenheiro:
Mike Long
Produtores:
Nick Garside, Steve Power
Escrito por: James

No ano anterior ao seu primeiro lançamento a banda enfrentava algumas dificuldades e passava por um momento conturbado. A Sire Records (selo da Warner) não estava dando a devida atenção e o segundo álbum, Strip-Mine, não havia vendido tanto quando esperavam, não superando as vendas do álbum de lançamento, o Stutter.


No mesmo ano, por problemas de relacionamento com os outros integrantes, o baterista Gavan Whelan deixou a banda. Até que encerraram o contrato com a Sire e no ano seguinte o grupo já estava reestabelecido e com a formação completa. Com projeções mais otimistas para o ano de 1989, lançaram “Sit Down” pela Rough Trade e o single teve duas versões: 7” e 12”. A versão 7” com “Sit Down” no lado A e “Sky Is Falling” no lado B. Já o lado B da versão 12” conta com mais duas faixas além da “Sky Is Falling”, são elas “Goin’ Away” e “Sound Investment”. Mas ainda assim a música não teve o reconhecimento que merecia, figurando apenas entre as 100 mais tocadas das paradas britânicas.



Mas foi em seu relançamento em 1991, que o merecido sucesso foi alcançado. Em uma participação no programa Wogan da BBC, a banda mostrou uma versão repaginada de “Sit Down”. A participação no programa de Terry Wogan rendeu o 2º lugar nas paradas britânicas por 6 semanas. Perdendo apenas para “I Am The One And Only” de Chesney Hawkes nas 5 primeiras e “Shoop Shoop Song” de Cher na última. Também lançado em 7” e 12”, a primeira conta com “Sit Down” no lado A e uma versão ao vivo da mesma no lado B. Já a 12”, conta também com a “Tonight” no lado B. Além de vinil, desta vez também foi lançado em CD.

Bem descontraída a música reflete perfeitamente o pop rock da época. Resumindo muito bem o que a banda representava, “Sit Donw” é suficiente para conhecermos o que James significava. Dizem que Booth (vocal) a escreveu como forma de agradecimento as duas mulheres que o inspiraram, a cantora Patti Smith e a escritora Doris Lessing. Se é realmente verdade, não se sabe, mas que Booth sempre foi fã de Patti Smith é sabido.

 

 

Natascha Coelho