Um dos singles promocionais do oitavo álbum de Kraftwerk, o Computer World, “Computer Love” foi lançado em 1981, gravado no estúdio da banda, o Kling Klang Studio, e distribuído pela EMI. Computer World foi o primeiro álbum da banda a ser lançado na década de 80.
|
FICHA
|
"Kraftwerk - Computer Love"
Data de Lançamento: 1981
Estilo: Electro / Technopop
Lado A
01. Computer Love - 7:20
Lado B
01. The Model - 3:39
Produtores: Florian Schneider, Ralph Hutter
Gravadora: EMI
|
|
Em sua terra Natal “Computer Love” foi lançado com “Numbers” em seu lado B e na Inglaterra, Irlanda, Espanha e Holanda com “The Model. No restante do mundo a ordem foi invertida e “Computer Love” aparece apenas como lado B dos singles de “The Model” e “Numbers”, variando de um país para o outro.
Quando se trata dos pais da música eletrônica o sucesso é garantido e certo! E grande prova disso é a resposta nas paradas da época. O single entrou nas paradas britânicas, onde permaneceu por 21 semanas, alcançando o tão sonhado 1º lugar!
A versão inglesa foi lançada tanto em 7” quanto 12” e ambas contam com as mesmas faixas, a diferença é que o 12” traz uma versão longa de “Computer Love” no lado A.
A primeira metade desta faixa é igual a 7”, mas a segunda metade é apenas instrumental.
Ambas são excelentes, mas a longa é espetacular! Gosto muito dessas versões pois além de nos fazer “viajar”, permitem mais fluidez na criatividade dos DJs, favorecendo a criação daqueles remixes que tornam as pistas ainda mais contagiantes! As longas são sempre melhores!
O mais incrível deste single, assim como do trabalho do grupo de forma geral, é que é focado na evolução e importância da tecnologia mas cheio de sentimento, tanto na letra quanto na melodia. Ambas são imbuídas do mesmo sentimento de romantismo, e até mesmo melancolia. É matemático e lírico ao mesmo tempo.
Faz sentido, afinal para muitos (e me incluo neste grupo) matemática é poesia!
|
Além disso, “Computer Love” aborda um tema incrivelmente atual pois traz uma vaga ideia de namoro virtual. Realidade tão comum hoje em dia, em que a relação entre as pessoas, seja amorosa, de amizade ou até mesmo profissional, é basicamente virtual.
Embora lançado muito antes de sonharmos com a realidade que vivemos hoje, Kraftwerk já previa o futuro. Sempre a frente do tempo é uma das bandas mais visionárias e influentes desde o seu surgimento!
Quando o assunto é Kraft sou suspeitíssima, mas não há como negar sua importância na evolução musical! E isso é tão verdade que até um jornalista do The Guardian chegou a questionar se Kraftwerk seria mais influente do que os Beatles.
E o melhor, neste sábado tem Mega Festa Anos 80 no Autobahn com promoção especial nos drinks da festa! IMPERDÍVEL!
Nos vemos lá