Um dos singles promocionais do sexto álbum de Kraftwerk, o Trans-Europe Express, "Showroom Dummies" foi lançado em 1977 efoio primeiro single do grupo a ter versão em francês.
Tudo começou quando Maxime Schmitt, principal responsável pelo marketing da banda na França (além de produtor e gerente da Capitol), os convenceu de que gravar uma das faixas do álbum em francês seria uma boa ideia para cativar e conquistar de fatoos fãs franceses. E decidiram que a faixa seria justamente "Showroom Dummies". Lançaram então, na França, a versão em inglês do álbum com "Les Mannequins" no lugar de "Showroom Dummies". A sugestão realmente não poderia ter sido melhor. O single foi lançado em 7" e 12", ambos contendo "Showroom Dummies" no lado A e "Europe Endless" no lado B. "Les Mannequins" foi lançado na França apenas em 7" e contava com "The Hall of Mirrors" no lado B. O quanto nos preocupamos em superar as expectativas alheias, deixando de lado nossas próprias. Todos os nosso movimentos e atitudes são controlados e observados o tempo todo, até mesmo nas horas de lazer, reforçando a ideia de que cada passo do individuo deve ser resultado do que a sociedade impõe como ideal. E aquele que ousa fazer diferente causa o choque. Kraftwerk representa o começo real de tudo, mas ainda assim é atemporal. Pois situações como essa ainda são vividas nos dias de hoje. Cada vez mais as pessoas perdem sua individualidade pelo coletivo e o público e o privado se misturam, ocultando quase que por completo a linha cada vez mais tênue entre os dois conceitos. |
||||||
Natascha Coelho |