Pocket Calculator
Kraftwerk - Tour de France

 


Distribuído em vários países em 1983, o single “Tour de France” do Kraftwerk (os pais da música eletrônica e influenciadores de inúmeros conjuntos musicais e artistas dos anos 80) chegou às prateleiras das lojas de discos nos formatos 7” e 12” em vinil e também em fita cassete.
Na época, o material que foi lançado por esses alemães de Düsseldorf fez muito sucesso: no Reino Unido alcançou a 22ª posição na ‘UK Singles Chart’, lista dos singles mais vendidos no país. Na Irlanda o trabalho chegou à 20ª colocação e na Suécia ocupou a 6ª posição na lista dos mais procurados.

FICHA

"Kraftwerk - Tour de France"
Data de Lançamento:
1983
Estilo: Synthpop

Lado A
01. Tour De France (Long Version) - 6:30

Lado B
01. Tour De France - 3:00
02. Tour De France (2ª Étape) (Instrumental) - 2:40



Copyright (p
) – Kraftwerk
Publicado por – Kling Klang Produkt
Impresso por – EMI Electrola GmbH
Arte – 4P Nicolaus GmbH


Gravadora - Kling Klang

O single contém uma única música que chama “Tour de France”, porém a mesma canção é explorada em diferentes (e boas, diria eu) versões. Em alguns países, o material que chegou às lojas traz “Tour de France” na versão instrumental e remixada; em outros, a mesma faixa é apresentada em alemão e francês.

Como se pode imaginar, a canção faz referência à grande prova de ciclismo que acontece todos os anos, entre os meses de junho e julho na França. No período em que foi feita, a intenção era de que “Tour de France” fizesse parte de um novo disco do Kraftwerk (que seria o “Techno Pop”, mas teve seu título alterado para “Electric Cafe” e foi lançado em 1986), mas a música acabou sendo lançada em versões variadas somente em formato de single naquela década.

A letra é creditada ao membro do grupo, Ralf Hütter e também a um amigo e colaborador da banda, conhecido como Maxime Schmitt. A capa do material seria baseada em um selo húngaro de 1953 e os quatro ciclistas no encarte representariam os membros da formação clássica do grupo na época: Ralf Hütter, Florian Schneider, Wolfgang Flür e Karl Bartos.


Algumas curiosidades:

“Tour de France” aparece como trilha sonora em uma cena do filme “Breakin’” (no Brasil, lançado sob o título de Breaking) de 1984;

Vinte anos após o lançamento do single, no ano de 2003 a banda lançou o “Tour de France Soundtracks” com a intenção de comemorar a 100ª edição da grande prova de ciclismo francesa. Servindo como trilha sonora da competição, o disco apresenta seis canções que são distribuídas ao longo das doze faixas e conta também com a canção que esteve presente no single;
No álbum que foi lançado em 2003, o Kraftwerk apresenta uma nova formação, mas ainda com os dois membros da formação clássica da banda: Hütter e Schneider;

Ralf Hütter é um grande fã de ciclismo e chegava a pedalar até na época de turnês da banda. Chegou a sofrer acidente enquanto praticava esse esporte; fraturou seu crânio e entrou em coma, mas felizmente se recuperou :-)



Taccy Mikulski