|
FICHA
|
Lady Pank - Minus Zero
Data de Lançamento: 1985
Estilo: New Wave
Lado A
01. Minus Zero - 3:54
Lado B
01. Stranger - 5:34
Produção: Dave Leaper, Lady Pank
Gravadora - MCA Records |
|
|
A década de 80, definitivamente, lançou artistas e bandas provenientes de todos os cantos do mundo. Quando poderíamos imaginar uma banda de New Wave de Varsóvia, com um estilo bastante divertido?
O Autobahn, que é uma festa que vai muito além dos hits dos anos 80, revive também as chamadas "Forgotten 80's" sucessos que tomaram conta das rádios e pistas dos anos 80, mas hoje em dia estão esquecidos pelas rádios e ditos revivals sem consistência. No Autobahn esses clássicos alternativos dos anos 80 jamais serão esquecidos.
O Lady Pank surgiu em 1981 e tornou-se uma das mais populares bandas pop-rock da Polônia. Originalmente, era composta por: Janusz Panasewicz (vocal), Jan Borysewicz (guitarra solo), Pawel Mscislawski (baixo), Edmund Stasiak (guitarra) e Jaroslaw Szlagowski (bateria).
O primeiro álbum da banda, o homônimo - Lady Pank, fez muito sucesso na Polônia e em todo o Leste Europeu, com a versão original cantada em polônes. Mniej Niż Zero (menos que zero em polonês). O single original foi lançado em 1983 no álbum homônimo de estréia da Lady Pank. O single, produzido por Dave Leaper e os membros da banda, foi lançado neste mesmo ano no formato 7”, com as faixas “„Mała Lady Punk”, -Mniej niż zero” e „Wciąż bardziej obcy”, pela gravadora MCA Records.
Com o grande sucesso alcançado pelo álbum resolveram regravar todas as músicas com versões em inglês desta vez, no álbum Drop Everything, lançado em 5 países, Inglaterra, Estados Unidos, México, Argentina e no Brasil.
A banda ganhou destaque quando a MTV Americana passou a veicular o vídeo de “Minus Zero” em sua programação, no ano de 1986. Foi o primeiro vídeo de uma banda polonesa a ser exibido na MTV.
A letra de “Minus Zero” tem um tom sarcástico e bem-humorando, destacando o consumismo exagerado no sistema capitalista, numa divertida analogia com a superficialidade e futilidade. Foi composta por Jan Borysewicz e Andrzej Mogielnicki. No Brasil o sucesso foi mais forte ainda, pois na letra em inglês, na parte em que ele está tirando um sarro da pessoa que "se acha" na música, ele fala "foi viajar para o Rio e o Rio de Janeiro é ensolarado", pronto essa parte da letra aumentou ainda mais o sucesso por aqui, além do tom debochado em toda a letra, característica marcante da geração New Wave, essa citação ao Rio de Janeiro deu um up maior ainda nas pistas e rádios brasileiras dos anos 80.
|
A melodia de “Minus Zero” tem uma batida bem “New Wave”, ritmada e com solos de guitarra bem executados. O sucesso foi tão grande, que as batidas do Lady Pank podem ser vistas com clareza em algumas músicas posteriores dos Paralamas do Sucesso, a influência do hit de 83 da banda polonesa é notória nas baterias do Paralamas.
Vale a pena conferir também a versão original em polonês de 1983, a letra é ainda mais provocativa e debochada.
Lady Pank interrompeu suas atividades em 1991, mas retornou com força total em 1994 com o lançamento do álbum “Na Na”, que conquistou o Disco de Platina.
Atualmente com 5 integrantes, sendo apenas 2 da formação original (Janusz Panasewicz e Jan Borysewicz), a banda planeja uma turnê em homenagem ao seu primeiro álbum de 1983, “Lady Pank”.
Sábado é dia de viajar no tempo e dançar novamente todos esses clássicos esquecidos dos anos 80 na pista mais animada de SP!
Até lá