Pocket Calculator
Linear - Sending All my Love

 

"Sending All My Love" é o primeiro single do álbum Linear, lançado pelo grupo homônimo em 1989.

FICHA

"Linear - Sending All my Love"
Data de Lançamento:
1989
Estilo: Freestyle

Lado A
01. Sending All My Love (Extended Club Mix) - 6:50
02. Sending All My Love (Jones Beats) - 3:07
03. Sending All My Love (Accapella) - 2:05

Lado B
01. Sending All My Love (Instrumental Dub) - 5:31
02. Sending All My Love (Vocal Dub) - 3:58
03. Sending All My Love (Radio Mix) - 3:48

Remix: Phil Jones
Gravadora - Futura International Records


Segundo single
"Linear - Sending All my Love"
Data de Lançamento:
1990

Lado A
01. Sending All My Love (1990 Club Mix) - 8:18

Lado B
01. Sending All My Love (1990 House Mix) - 5:00
02. Sending All My Love (Radio Mix) - 3:52

Remix: Phil Jones
Gravadora - Atlanticl Records

Linear foi um trio de freestyle formado em 1989 na cidade de Miami, Flórida, e os integrantes do trio eram o vocalista Charlie Steele Pennachio, o percussionista Joey Bang Restivo e o guitarrista Wyatt Pauley.

O single de estreia do trio "Sending All My Love", chegou a ocupar a 5ª posição na Billboard e recebeu o certificado Ouro, pelas mais de quinhentas mil cópias vendidas do single nos Estados Unidos. Na Europa, esteve presente nas paradas de sucesso de alguns países, porém, sem a mesma expressão que em seu pais de origem. A música também foi bastante popular no Brasil.

Pennachio, Pauley, e Restivo, gravaram a primeira versão de "Sending All My Love" em 1989. A faixa foi composta por Pennachio e pelo compositor e produtor musical Tolga Katas, no entanto, não foi um sucesso instantâneo.

Recusados por várias gravadoras, porém apostando no sucesso da música, Tolga decidiu abrir sua própria gravadora. Formou a Futura International Records e lançou um single de 12 polegadas de "Sending All My Love" em maio de 89. Os membros da banda começaram então a ligar e a visitar estações de rádio a fim de promover a música.

Seis meses depois, o disco de 12 polegadas havia vendido cerca de 55.000 cópias, o que chamou a atenção da gravadora Atlantic Records que assinou com grupo e relançou o single de 12" em 1990. Com os esforços promocionais da Atlantic e de Tolga, o Linear estourou não só nos EUA como em outros países tornando a banda internacionalmente conhecida, assim como aqui no Brasil.

A música segue o melhor estilo Freestyle, tipo de dance music que combina elementos de Electro, Disco, R&B contemporâneo e diversas formas de música latina. O Freestyle se tornou popular inicialmente nos bairros pobres latinos de Nova York e posteriormente em Miami, porém virou febre em vários países da américa nas décadas de 80 e 90.

Essa balada romântica que conta a história de um amor não correspondido, fez muito sucesso nas pistas e nas rádios aqui no Brasil, tanto que fez parte da trilha sonora da novela "Mico Preto" exibida pela Rede Globo de maio a dezembro de 90, após ter feito muito sucesso nas pistas em 1989 e começo de 1990, sendo lançada também na coletânea Adrelina da Rádio Transamérica.

O primeiro single de "Sending All My Love" lançado em 1989, contava com várias versões, uma das melhores a Extended Club teve alta execução nas pistas de Miami, mais tarde fazendo sucesso também em toda a América Latina, com o sucesso nas pistas as rádios começaram a tocar a versão Radio Mix, última do lado B do single. Como era comum no mundo do Freestyle, o álbum continha também a versão Accapella (só vocal) para os DJs usarem o vocal sobre outras músicas em versões instrumentias ou simplesmente em loops de partes instrumentais de outras músicas, entre elas Domino Dancing dos Pet Shop Boys, que estava estourando nas pistas do lado de cá do Atlântico. Também trazia a versão Instrumental Dub, para os DJs fazerem o inverso, usar a base dela com vocais de outras músicas por cima.

O single ainda contava com a versão Jones Beats, que leva o nome do responsável pelos remixes do single, essa versão tem a tradição Electro totalmente mantida, e com muitos mais samples e ecos. Há também a versão Vocal Dub que se aproxima da Radio Mix).

Na segunda versão do single, as versões são menos experimentais e mais apelativas às pistas, provavelmente resultado da assinatura com a Atlantic que era uma gravadora mais comercial. Este single de 1990 abre com a versão 1990 Club mix, a mesma que foi lançada no disco do Adrenalina e fez bastante sucesso nas pistas por aqui, embora não tenha o beat tão forte quanto o primeiro single, essa teve maior distribuição devido ao tamanho da Atlantiic Records.

A House Mix mantém vários elementos do remix original, mesmo não tendo o mesmo peso do primeiro single que se tornou um item de colecionador, chamadas hoje de Rare Versions, pela pouca vendagem do primeiro single virou uma raridade, e com um beat mais forte, exatamente a versão do primeiro single que ouvimos na pista Autobahn, impossível ficar parado. Particularmente, adoro essa versão que toca na Autobahn.

A mistura de instrumentos, efeitos e batidas compassadas em cada um dos singles ainda permitiu que vários DJs fizessem suas próprias versões e mixagens diferentes.

Pena que a banda não obteve o mesmo sucesso com suas músicas seguintes e depois de lançar o segundo álbum, se desfez em 1993.

Sentiu saudades? Neste sábado a Autobahn faz um super especial Flash House para viajar no tempo com esse e outros clássicos que fizeram a história da nossa adolescência.

Até sábado! Nos vemos lá!


Ivana Fevereiro