Pocket Calculator
Madness - Our House

 


Lançado no final de 1982, “Our House” é com certeza o single mais conhecido de Madness. Lançado pela Stiff Records no Reino unido foi produzido por Clive Langer e Alan Winstanley. Ambos produziram praticamente todos os álbuns de Madness, além de álbuns de bandas como A-ha e Dexys Midnight Runners e da carreira solo de Morrissey.

FICHA

"Madness - Our House "
Data de Lançamento:
1982
Estilo: Pop

Lado A
01. Our House - 5:56

Lado B
01. Our House - 3:15
02. Walking With Mr. Wheeze - 3:27

Arte da Capa – Karen Allen (6 anos)
Fotografia – Clare Muller
Produtora – A Clanger Winstanley Production



Gravadora - Stiff Records

“Our House” também foi lançado no 4º álbum da banda, o The Rise & Fall e em várias coletâneas. Uma delas, a Madness, foi lançada em 1983 apenas nos EUA devido ao grande sucesso do single.
Assim como os trabalhos anteriores da banda, o single foi muito bem aceito e permaneceu nas paradas britânicas por 13 semanas, chegando a atingir a 5ª posição.

Embora o grupo fosse bem conhecido e fizesse bastante sucesso no Reino Unido, não era tão conhecido nos EUA. Mas com o lançamento de “Our House” esse quadro mudou. Seu lançamento nos EUA pela Geffen Records e a grande exibição do vídeo na MTV com certeza favoreceu muito essa virada. O single entrou para as paradas americanas no ano seguinte, em 1983, e lá permaneceu por 19 semanas, chegando a atingir a 7ª posição no mês de julho.


A Geffen Records lançou três versões do single nos EUA. Duas em 7” e uma em 12”. A versão 12” tinha “Our House” longa no lado A e “Mad House” no lado B. Essa última, que nada mais é do que a versão dub e instrumental de “Our House”, é bem legal! Uma das versões 7” tinha “Our House” no lado A e “It Must Be Love”, que fez relativo sucesso nos EUA, no lado B. Já a outra versão 7” tinha “Our House” no lado A e “Cardiac Arrest” no lado B. Todas as versões são bem legais, mas particularmente gosto mais da 12”, como sempre, rs.

O grupo teve outros singles de relativo sucesso nos EUA, mas nada que se compare com a repercussão de “Our House”. Esse foi definitivamente o maior sucesso deles no país. Aliás, acho que foi o maior sucesso em qualquer país, talvez até mesmo na Inglaterra.

Assim como todas as músicas do álbum The Rise & Fall, “Our House” tem um estilo muito mais pop do que SKA. Na verdade a música apenas confirmou uma mudança que eles já haviam mostrado no álbum anterior, o 7. Mas eles não abandonaram totalmente o SKA, podemos ver vários traços não apenas em todas as versões do single, como em todos os álbuns seguintes.

Como adoro tudo aquilo que me remete a infância, o que mais me agrada nesse single é a letra, rs. Também acho que o ritmo favorece bastante esse clima nostálgico que ele tem ficando mais agradável ainda.



Natascha Coelho