Pocket Calculator
Madonna - Vogue

 

Vogue é o single mais bem sucedido de toda a carreira da Madonna, vendeu mais de 6 milhões de cópias pelo mundo e se tornou o seu primeiro single multi-platinado nos Estados Unidos.

Curiosamente, a música foi composta em 1989 para ser lançada como lado B do single “Keep it Together”, do álbum “Like a Prayer”, e ajudar nas vendas do compacto, já que o anterior, “Oh Father” teve um desempenho fraco nas paradas. Madonna chamou novamente Shep Pettibone para produzir e o trabalho ficou pronto em apenas 1 mês (produtor de versões 12" inesquecíveis como True Faith - Alternate Dub do inesquecível single True Faith do New Order, além de muitos remixes para Pet Shop Boys e o New Order no currículo).

FICHA


Madonna - Vogue
Data de Lançamento:
05/04/1990
Estilo: House

Lado A
01. Vogue (12" Version) - 8:19

Lado B

01. Vogue (Bette Davis Dub) - 7:24
02. Vogue (Strike-A-Pose Dub) - 7:37

Produção: Shep Pettibone
Gravadora - Sire Records

Porém, quando Madonna apresentou a faixa para os executivos da Warner, todos decidiram que a música era boa demais para ser lançada apenas como labo B e seguraram um pouco seu lançamento, que somente ocorreu em março de 1990, alcançando o topo das paradas musicais em mais de 30 países, se tornando hit nº 01 na Billboard e na UK Single Charts.

A música foi inspirada na dança “Vogue”, surgida no cenário underground LGBT de Nova York, onde os frequentadores dançavam fazendo poses, gestos, caras e bocas imitando as celebridades do cinema antigo de Hollywood, literalmente se jogando na pista.

Tanto que no break da música, Madonna cita várias estrelas da era de ouro do cinema, entre elas Marylin Monroe, Marlene Dietrich, Greta Garbo e Bette Davis, todas divas imortalizadas.

A sonoridade do single é genial, tem 120 BPM e possui elementos fortes da disco music, que é a seu núcleo central, porém sua profunidade está nas batidas da house music e freestyle, que além de ser perfeita para embalar as pistas de dança, aproveitou o momento do “house” estar em alta, foi uma decisão inteligentíssima acompanhar o que estava na moda, o que Madonna, mais do que ninguém, sempre soube fazer, acompanhar tendências e se reinventar a cada geração.

O maxi-single é um espetáculo, foi lançado em vinil, CD e fita K-7. A 12” Version é delirante, convidativa pra mexer o esqueleto nas pistas, tem 8:19 de duração e começa com Madonna a capela e em seguida as batidas. Já a versão “Bette Davis Dub” tem 7:24 de instrumental e refrão cantado, nos permitindo de certa forma a viajar e se atrever a cantar alguns trechos. A versão “Strike-A-Pose Dub” também é extensa, tem 7:37 de duração e é totalmente aprofundada no estilo house groove, que arrebatou as casas noturnas da época.

Mais que imprescindível ter em nossas coleções. Sábado é dia de curtir essa maravilha e muitas outras na pista mais animada de SP, Autobahn especial do dia das mulheres! Imperdível

Strike a Pose!!!

Carlos Simões