Pocket Calculator
Men at Work - Down Under

 

"Down Under" é uma música gravada pela banda australiana Men At Work. Ela foi originalmente lançada no ano de 1980 como o lado B do seu primeiro single local para a música "Keypunch Operator" , antes mesmo da banda assinar com a gravadora Columbia Records. As duas músicas foram escritas pelos fundadores do grupo, Colin Hay e Ron Strykert. A música alcançou o número um na Austrália em dezembro de 1981 e alcançou também o topo das paradas na Nova Zelândia e Canadá. Nos Estados Unidos, ela fez a sua estréia na Billboard Hot 100 em seis de novembro de 1982 na posição 79 e alcançou o número um em janeiro de 1983."Down Under" fez tanto sucesso que vendeu mais de dois milhões de cópias apenas nos Estados Unidos.

FICHA

"Men at Work - Down Under"
Data de Lançamento:
1981
Estilo: Synthpop

Lado A
01. Down Under (Extended Mix) - 5:30

Lado B
01. Sail To You (Extended Mix) - 5:48

Produtor: Peter McIan
Remix: Greg Ham
Gravadora: CBS

A letra de "Down Under" fala sobre um homem australiano viajando pelo mundo e que está conhecendo pessoas que estão interessadas no seu país natal. A história é baseada em parte nas experiências do vocalista Colin Hay, includindo uma referência ao vegemite sanduíche, que é um lanche bastante popular na Austrália. Colin Hay também disse que a letra foi inspirada pelo personagem de Barry Humphries, Barry McKenzie, que é um australiano comicamente estereotipado que viaja pelo exterior.

Apesar da música ter feito um enorme sucesso nos Estados Unidos ela é contra o preconceito que os americanos tinham contra os australianos, quando os chamavam de caipiras por terem um sotaque meio enrolado e por terem alguns costumes diferentes.

A música abre com o vocalista viajando numa Kombi mal-acabada (fried-out Combie), em uma trilha hippie e a cabeça cheia de zumbis. Nas gírias australianas, fried-out Combie significa uma Kombi super aquecida e a cabeça cheia de zumbis, refere-se ao uso de maconha. "Hippie Trail" é uma referência a uma rota turística subcultural nos anos 60 e 70, que se estendia da Europa Ocidental ao Sudeste Asiático.

A versão mais conhecida de "Down Under" foi lançada pela Columbia no ano de 1981 como o terceiro single do disco Business as Usual. Na Austrália , o formato "7 do single contou com a música "Crazy" no lado B, na Europa o lado B é "Helpless Automaton", no Brasil o lado B ficou para "Who Can it Be Now" e nos Estados Unidos o lado B também é "Crazy".

Na Austrália, "Down Under" também foi lançada como single no formato 12" contando com a versão extended mix. Esta versão tem pouco mais de cinco minutos que conta com muito mais batidas e é perfeita para as pistas! Quem não conhece, vale a pena conferir o prolongamento dessa maravilha! Uma versão remixada aparece nos créditos finais do filme Crocodilo Dundee em Los Angeles. Além da Austrália, a Europa também um single 12" da música, e o Equador, único país das Américas a ter o single lançado em 12". No lado B do single no Equador, assim como no Brasil, foi lançada a música Who Can it be Now? (devidamente traduzida como era costume na época como "Quien Sera Ahora?").

O Men At Work a tocou nas cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de verão em Sydney. "Down Under" ficou na posição 96 das cem maiores canções dos anos 80 do canal VH1. Em 2007, no programa de perguntas e respostas da ABC-TV, Spicks and Specks, fizeram uma pergunta: "Que música infantil está contida na música Down Under?" A resposta, "Kookaburra", uma canção cujos direitos pertenciam à Larrikin Music, acabou resultando em telefonemas e e-mails para Larrikin no dia seguinte. A Larrikin Music posteriormente decidiu tomar uma ação legal contra os compositores Colin Hay e Ron Strykert. Seções da flauta em parte da gravação da música foram encontrados para ser baseadas em "Kookaburra", escrita em 1932 por Marion Sinclair. Sinclair morreu em 1988 e os direitos da música "Kookaburra" foram considerados transferidos para a editora Larrikin Music em 21 de março de 1990. Em junho de 2009, 28 anos após o lançamento da gravação, a Larrikin Music processou o Men at Work por violação de direitos autorais, alegando que parte do riff de flauta de "Down Under" foi copiado de "Kookaburra".

Uma nova versão da música foi produzida por Colin Hay coincidindo com o trigésimo aniversário do seu lançamento original. Na nova versão, Hay mudou a parte da flauta que causou o processo. Polêmicas a parte, "Down Under" permanece atemporal e como uma das grandes canções da década mais divertida de todas e que você sempre vai poder conferir na pista do Projeto Autobahn!

Sábado é dia de matar a saudade das quermesses dos anos 80. Vinho quente, quentão, pipoca, pé de moleque etc! Tudo isso ao som de muito Cure, Smiths, New Order, Depeche, A-ha, Echo, Joy, Duran, Soft Cell, Clash, Erasure, Cyndi Lauper, Madonna, Pet Shop Boys, Bowie, Siouxsie, Men at Work, Rick Astley, Culture Club e muito mais...

E o melhor, com Pipoca e Quentão à vontade!

Nos vemos lá


Ronaldo Lima