Pocket Calculator
Miami Sound Machine - Rhythm is Gonna Get You

 

"Rhythm Is Gonna Get You" é uma das músicas com “ginga” e mais cadenciadas dos anos 80! Foi escrita em 1987 pela própria Gloria Estefan com Enrique "Kiki" (baterista do grupo Miami Sound Machine que a executa). Essa banda foi idealizada por Emilio Estefan, marido de Gloria até hoje!

Integrou o bem sucedido álbum multi-platina "Let It Loose", alcançando a quinta colocação na parada Billboard Top 100.

A letra, relativamente curta, começa em uma série de monossílabos: “Oh eh oh eh oh eh… Yah ya goh. Depois disso, desenvolvem um ritmo frenético que é impossível se segurar. A mensagem geral é: “À noite / quando você desliga todas as luzes / não há nenhum lugar que você possa esconder / oh não, o ritmo vai te pegar!”

FICHA

"Miami Sound Machine - Rhythm is Gonna Get You"
Data de Lançamento:
1987
Estilo: Synthpop, Latin

Lado A
01. Rhythm Is Gonna Get You - 7:09

Lado B
01. Rhythm Is Gonna Get You (Dub Mix) - 5:58

Produtor: Emilio Stefan e The Jerks
Gravadora - Epic

Demonstrou o ápice da influência cubana no R & B americano, servindo como um termômetro para a assimilação de latinos nos Estados Unidos, especialmente em Miami. Ela representa um estilo e abordagem "primitivos", contando com elementos bem característicos dos ritmos salsa e rumba! Sem dúvida abriu caminho para a dominação musical latina que tomaria conta da Billboard nos anos seguintes como Exposé, Noel, Company B, Voice in Fashion, Cover Girls, Stevie B, Pajama Party, Sweet Sensation, Promise Circle, os latinos lideraram as paradas americanas entre 86 e 89!

Realmente, a força retratada é a emergente comunidade latina (da qual os cubanos naturalmente fazem parte) que na década de 1980 teve relevância na cultura americana, embora encarada como uma ameaça por parte de alguns... A tensão entre aceitação e rejeição é emblemática: um senso nas letras de que um novo ritmo está sendo impregnado magicamente no “mainstream” da nação, com a capacidade de ultrapassar seu público, não importa o quanto ele resista... E com tal alcance, apaga as diferenças étnicas!

Sua importância é tão evidente que ainda tem sido usada em vários pontos da cultura pop até hoje! Tanto é que no ano de 2017, a versão original foi selecionada para integrar o acervo de preservação no National Recording Registry como sendo cultural, histórica e artisticamente significativo!

Foi lançada no single original a Album Version (7" Version / Radio Version / Single Version)

Há também remixes criados por Pablo Flores:
12" Version (Extended Version / O-eh O-eh Edit), com reverberações em sua introdução, dando ênfase aos vocais monossilábicos e com os instrumentos rústicos bem destacados!

Dub Mix: Bem diferente das versões 7” e 12” é muito interessante pois mescla os instrumentos! Começa com sintetizadores e bateria eletrônica e aos 3m28s os instrumentos peculiares voltam com os vocais monossilábicos! Muito curiosa, vale a pena ser ouvida!

Na primeira versão do 7" o single de Rhythm is Gonna Get You trazia como lado B a música Give it Up que conta com a participação na composição do trompetista Randall Barlow.

No 12" inglês, foi uma união do 7" e 12" originais, trazendo a extended e a dub version e o lado B Give it Up.

Já na Holanda foi lançado com as duas versões remixes do 12" e a versão lançada originalmente apenas no 7".

Na versão em CD-single lançada em 1988 no país da rainha, foi incluída uma versão 12" de outro clássico do Miami Sound Machine, a versão extended dance de Conga.


Damaris Camargo Aranha