Pocket Calculator
Michael Jackson - Billie Jean

 

Vamos falar de um dos maiores clássicos dos anos 80: “Billie Jean” de Michael Jackson! É simplesmente maravilhosa! E claro, Michael a compôs e a produziu com Quincy Jones!

Lançada como single em 2 de janeiro de 1983, "Billie Jean" foi o segunda música de trabalho do álbum “Thriller”, blockbuster de Jackson. Atingiu a primeira posição, apenas seis semanas depois, tornando Michael o primeiro artista na história a permanecer, simultaneamente, na primeira posição em todas as paradas de black e pop music nos Estados Unidos. Sem mencionar que também se apoderava da posição máxima entre as mais tocadas nas danceterias!

Há algumas versões sobre a letra desta canção... Quincy diz que a letra é altamente pessoal: era sobre uma garota, que pulou o muro da casa de Michael, e ficou descansando lá, ao lado da piscina… curtindo, com óculos escuros e biquini... Ela simplesmente apareceu numa manhã! Como uma espécie de espiã... E acusava Michael de ser o pai de UM dos seus gêmeos…

FICHA

"Michael Jackson - Billie Jean"
Data de Lançamento:
1982
Estilo: Electronic, Funk, Soul

Lado A
01. Billie Jean (Long Version) - 6:20

Lado B
01. Billie Jean (Instrumental Version) - 6:20

Produtor: Quincy Jones
Gravadora - Epic Records

Outra possibilidades é que "Billie Jean", assim como "Wanna Be Startin 'Somethin'", mostra o que se tornaria um tema de longa data nas letras de Jackson e sua vida: a paranóia e a pressão da fama... Sendo como um conto consistente em "quebrar os corações das jovens garotas" no qual Jackson se torna vítima da afeição obsessiva da "rainha da beleza", expessando seus próprios sentimentos pessoais... Ele estava vivendo uma extrema solidão e estava assumindo um novo tipo de independência, demitindo seu pai como empresário quando completou 21 anos em 1981. "Billie Jean" parece sugerir os problemas dessa nova independência, transmitida por um sentimento de ingenuidade e frustração para se tornar um adulto independente...

Já em uma entrevista na Tailândia, Jackson foi questionado novamente sobre qual a inspiração desta música e disse: "Há uma garota chamada Billie Jean, mas não é sobre aquela Billie Jean... Billie Jean é meio anônima: representa muitas garotas! São as denominadas “groupies": elas ficavam nos bastidores e qualquer banda que viria para a cidade, elas teriam um relacionamento, e eu acho que escrevi isso com a experiência de meus irmãos quando eu era pequeno... Havia um monte de “Billie Jeans” por aí. Toda garota dizia que o filho delas estava relacionado com um dos meus irmãos!

Agora quanto a melodia... não há dúvidas! “Billie Jean” é uma daquelas músicas que é instantaneamente reconhecível! Nos primeiros acordes, todo mundo conhece! Tem uma "personalidade sonora" própria, em todos os níveis: ritmicamente, liricamente, vocalmente, melodicamente porque a instrumentação é mínima: você pode realmente ouvir tudo, todos os instrumentos, podendo ser percebidos individualmente: você pode separar em 12 diferentes peças e terá 12 hits diferentes! Te afetando físicamente, emocionalmente e espiritualmente!

Com sua batida de funk e disco, a linha de baixo icônica parece o ritmo de andar, de caminhar mesmo, talvez por isso, Michael, na apresentação desta música, pela primeira vez ao vivo, fez o “Moonwalk”!. Essa foi também a primeira vez que usou sua famosa luva branca no palco - na época, era uma luva de golfe modificada! Em apresentações posteriores, executou uma coreografia similar, sempre impressionando com o “Moonwalk”, que se tornou sua dança de assinatura!

De acordo com as 500 músicas mais importantes da revista Rolling Stone, Jackson compôs “Billie Jean” em sua bateria eletrônica, trabalhando por três semanas na linha de baixo sozinho, em cada linha instrumental e também gravou, ele mesmo, todos os vocais de uma só vez, alternando-os em simples falsetes, o principal deles gravado em um único exuberante take! Seus próprios “backing vocals” compõem a maior parte da instrumentação na música e têm uma qualidade impressionante como uma espécie de reação respondendo ao vocal principal e apresentando sua alta assinatura: "hee hee".

"Billie Jean" consolidou Michael Jackson como um ícone pop. Está em 2º lugar na lista das VH1 das "Melhores Canções dos Últimos 25 Anos"; 5º posição na categoria "Melhores Canções Populares" lançada pela MTV e Rolling Stone; 28º colocação na "100 Melhores Canções para Dançar" do VH1. Sem falar que atingiu o pico nas paradas em 5 de março de 1983, permanecendo por 7 semanas no topo da Billboard, e continuou nas paradas por 25 semanas consecutivas!

Foi premiada com o Grammy de Melhor Canção de Rhythm & Blues e Melhor Performance Vocal de Rhythm & Blues Masculino, além da conquista de um American Music Award! Sendo certificada pela Associação da Indústria de Gravação da América (RIAA) como platina em 1989.

Um verdadeira obra-prima musical! Sempre reverenciada na pista Autobahn!
Até sábado! Nos vemos lá!


Damaris Camargo Aranha