Pocket Calculator
Michael Jackson - Wanna Be Startin' Somethin'

 

Vamos falar de uma das músicas mais contagiantes dos anos 80: "Wanna Be Startin' Somethin’" de Michael Jackson! Foi o quarto single do sexto álbum de estúdio, Thriller de 1982.

Lançada em 8 de maio de 1983, foi escrita por ele, produzida por Quincy Jones e pelo próprio Michael Jackson.

FICHA

"Michael Jackson - Wanna Be Startin' Somethin'"
Data de Lançamento:
1983
Estilo: Electro/Soul

Lado A
01. Wanna Be Startin' Somethin' - 6:30

Lado B
01. Wanna Be Startin' Somethin' (Instrumental) - 6:30
02. The Jacksons - Rock With You (Live)- 3:55

Produtor:
Quincy Jones
Gravadora - Epic

Alcançou o 5º lugar na Billboard Hot 100, permanecendo por 15 semanas na parada. Chegou ao topo das paradas no Canadá e Holanda, atingiu o Top 5 na Bélgica e Irlanda e alcançou o Top 10 no Reino Unido.

Com 6:03 minutos de duração, é a faixa mais longa do álbum... Muitas pessoas acreditam que "Wanna Be Startin' Somethin'" conta a história de "Billie Jean", havendo uma relação entre as duas músicas. "Billie Jean" é mencionada nas letras: "Billie Jean está sempre falando quando ninguém mais está falando. Contando mentiras..."

A música transmite emoção: “levante a cabeça e grite para o mundo / sei que sou alguém e deixo a verdade se desdobrar / ninguém pode te machucar agora / porque você sabe o que é verdade: sim, eu acredito em mim, então você acredita em você”...
É efervescente e animada, possui ritmo frenético e não diminui por um segundo! O arranjo rítmico (do próprio Prince of Pop) é um complexo entrelaçamento de padrões de bateria eletrônica e trabalho do percussionista Paulinho da Costa, enquanto o arranjo de cornetas de Jerry Hey é estridente e preciso, ditando uma cadência pulsante que imediatamente atrai você! Entre o turbilhão de batidas de sintetizadores, prestem bastante atenção entre os 2min23s e os 2min30s da música), ouve-se uma cuíca, seguindo o mesmo riff da guitarra!

A energia é tão empolgante que, quando menos espera, está cantando junto com as letras em estilo africano que você não entende! Por falar nisso, depois de ouvir a música de Michael Jackson, Manu Dibango, saxofonista e músico de Camarões, descobriu que era muito semelhante à sua "Soul Makossa". Não só ritmo ou instrumentação, mas até da letra: onde Dibango cantou: ""Mama-ko, mama-sa, ma-ka-ma-ko-ssa", Michael entoa: "Ma Ma Se, Ma Ma Sa, Ma Ma Coo Sa".

A versão instrumental serviu do lado B do 12" foi muita usada por DJs e remixers para alongar as entradas e como base de outros vocais, sendo um marco no mundo do Break Dance, usando toda aquela base criada pelo Kraftwerk em Numbers, usada pela primeira vez pelo Afrika Bambaataa para criar as bases do Break, mostrando a abrangência do Kraftwerk, cada música da banda gerou ao menos um novo estilo, neste caso 3 estilos nasceram nos beats de Numbers do Kraftwerk: todo o Break, o Electro e o Freestyle.

E por falar em break, foi a música de Michael que mais fez sucesso no mundo Break no Brasil, por te sido lançada em uma das melhores coletâneas por aqui, a inesquecível Break Dance, que embora não fosse totalmente dedicada ao break, aliás, muito pelo contrário, tinha muito New Wave, Punk, Post Disco, mas todas em suas versões 12", e todas "viradas" emendads uma na outra, como nas pistas de dança, um dos discos mais marcantes lançados no Brasil nos anos 80 com Girls Just Wanna Have Fun da Cyndi Lauper, Wanna Be Startin' Something' do Michael Jackson, a versão 12" inesquecível de New York New York da Nina Hagen (em sua versão puramente Technopop, o sucesso foi tão grande que garantiu a vinda de Nina Hagen no Rock in Rio no ano seguinte), álbum inesquecível que ainda contava com a apaixonante 99 Red Ballons da Nena, e o clássico Give it Up do KC and the Sunshine Band, e claro outro break arrebatador, Rock it do Herbie Hancock. O que mais revolucionou é que além de serem todas músicas "viradas" eram todas nas versões 12" o que era uma raridade por aqui!

Enfim, Wanna Be Startin' Somethin' é mais uma obra-prima musical da década de 80 que sempre será lembrada e reconhecida! E Neste sábado é dia de curtir esse clássico na festa mais esperada do ano! Festa à fantasia com o melhor dos anos 80 na pista mais animada de São Paulo!


Damaris Camargo Aranha