Pocket Calculator
Morissey - Suedehead

 


Suedehead foi o primeiro single lançado por Morrissey, cinco meses após a dissolução da banda The Smiths em setembro de 1987.

Considerado por muitos a obra prima do cantor, alcançou sucesso imediato, aliás, sucesso esse nunca alcançado por nenhum single anterior da banda.

Logo no seu lançamento, conquistou posições nas paradas de sucesso de toda a Europa.

FICHA

"Morrissey ‎– Suedehead "
Data de Lançamento:
1988
Estilo: Pop Rock

Lado A
01. Suedehead - 3:53

Lado B
01. I Know Very Well How I Got My Name - 2:01
02. Hairdresser On Fire - 3:49

Bateria – Andrew Paresi
Engenheiro Assistente – Steve Williams
Guitarra e Teclado – Vini Reilly
Layout – Caryn Gough
Guitarra e Baixo – Stephen Street
Cabeleireiro – Robert Stanley
Fotografia – Geri Caulfield
Produtor – Stephen Street
Viola – John Metcalfe
Violino – Fenella Barton e Richard Koster
Letras e Voz – Morrissey



Gravadora - His Master's Voice

O single se tornou a faixa principal do primeiro álbum solo de Morrissey, “Viva Hate”, lançado um mês depois e que também se tornou um grande sucesso do cantor.


A música foi composta por Morrissey e Stephen Street, a letra trata de um relacionamento complicado, cheio de dúvidas e questionamentos , num clima obscuro característico das composições de Morrissey.

A melodia também traz traços das antigas composições do cantor com acordes de guitarras bem sincronizados com as batidas da bateria sempre presentes em suas músicas.



O Clipe da música foi gravado em Fairmount, Indiana, cidade onde seu ídolo James Dean passou sua infância. No vídeo Morrissey passeia pela cidade destacando casualmente alguns dos lugares importantes na vida de James Dean como a escola em que estudou, a fazenda em que cresceu e o cemitério onde foi enterrado.


Suedehead foi , sem dúvida, a resposta de Morrissey aos críticos que achavam que sua carreira terminaria junto com o fim dos Smiths.

Esse foi o primeiro single da carreira solo de Morrissey, que apesar das polêmicas, foi uma carreira consolidada graças ao seu talento e carisma e ainda hoje arrebata fãs pelo mundo inteiro.






 

Ivana Fevereiro