Pocket Calculator
New Order - The Perfect Kiss

 


É impossível não falar de "Perfect Kiss" quando o assunto é single. Sem dúvida um dos melhores da banda (aliás, o que o New Order faz que não é bom? rs), foi lançado em 1985 pela Factory Records.

Como acontece muitas vezes, o single foi melhor aceito nos EUA do que na terra natal da banda. Embora excelente, o single alcançou apenas o 46º lugar nas paradas britânicas. Já nas paradas americanas, onde permaneceu por 5 semanas, alcançou o 5º lugar.

FICHA

"New Order - The Perfect Kiss"
Data de Lançamento:
1985
Estilo: Synthpop

Lado A
01. The Perfect Kiss 8:46

Lado B
01. The Kiss Of Death 7:00
02. Perfect Pit 1:24

Engenheiro – Michael Johnson
Produzido por – New Order
Operadores de Fita – Mark, Penny e Tim
Escrito por – New Order



Gravadora - Factory

A versão em 7" foi lançada com "The Perfect Kiss"no lado A e "The Kiss of Death" no lado B. "The Kiss of Death" é uma versão de Perfect Kiss" com alguns efeitos diferentes e é praticamente instrumental, pois usam pouquíssimos trechos de fala. Essa versão é muito boa para fazer samplers e remixes. A versão 12" (minha preferida, é claro, rs) tem "The Perfect Kiss" com uma duração de quase 9 min (overdose de música boa) no lado A e no lado B "The Kiss of Death, também em versão longa e "Perfect Pit". Essa segunda é bem curtinha e mais parece o ensaio da Gillian Gilbert e do Stephen Morris para a gravação de "Perfect Kiss". Essa maravilhosa versão 12" tem uma estrofe a mais do que na versão original da música no álbum Low Life, nessa estrofe extra, a primeira vez que a banda independente de maior sucesso em todos os tempos, usava o nome de uma música na letra, mais uma característica do New Order que nunca colocou refrões chicletes que repetem incessantemente o nome da música! Mais uma vez deixando sua marca que reforça o caráter independente da banda, lutando contra os refrôes pegajosos que repetiam mil vezes o nome da música e eram moda na música pop!

O single é um dos meus preferidos da banda. Todos os elementos combinam muito bem, a bateria eletrônica, o baixo, guitarra e os sintetizadores, e os efeitos são muito bons! Para mim tem o mesmo efeito alucinógeno de um progressivo, rs. Todos sabemos muito bem que o talento de Sumner e Hook é indiscutível, mas o legal é que é uma das músicas em que Gillian Gilbert e Stephen Morris se destacam, impossível mesmo não notá-los.




A letra é a melhor parte, rs. Parece um pouco feliz, mas não é. Fala sobre dois amigos que resolveram sair para curtir mas a balada não teve final feliz. Um deles saiu armado, o que resultou na sua morte. Antes de morrer ele diz para o amigo que percebeu que "...the perfect kiss is the kiss of death". A letra poderia ser melhor? Impossível! rs

A capa, como em vários álbuns e singles do New Order, foi feita por Peter Saville. Apesar de parecer simples, prateada escrito "perfect"na frente e "Kiss The" atrás, combina legal com a temática do single, e faz parte da linha independente do New Order de não identificar o nome da banda nas capas, para ficar mais artístico!

 


 

Natascha Coelho