Conhecemos várias bandas que atravessaram o Atlântico para estudar estilos musicais, Pet Shop Boys com Domino Dancing em 1988, Duran Duran com All She Wants is também em 1988... mas 5 anos antes de tudo isso, uma banda do norte da Inglaterra, mais precisamente de Manchester, atravessou o Atlântico não só para estudar o que acontecia com o novo rítmo que estava surgindo nas pistas de dança, mas também para compor e sentir essa vibe de dentro da própria pista de dança.
|
FICHA
|
"New Order - Confusion"
Data de Lançamento: 1983
Estilo: Synthpop / Electro / Freestyle
Lado A
01. Confusion - 8:13
02. Confused Beats - 6:30
Lado B
01. Confusion (Instrumental) - 7:33
02. Confusion (Rough Mix) - 8:04
Produtores: Arthur Baker e Bernard Sumner
Remix: John "Jellybean" Benitez e Arthur Baker
Gravadora - Factory Records |
|
Estamos falando do 6º single do New Order, após Blue Monday revolucionar o mundo da música, transformando o synthpop de um estilo quase anônimo no mundo, no principal estilo musical dos anos 80, como é chamada até hoje, a década do Technopop. Depois de se tornar o single mais vendido da história da música, a sequência foi fenomenal.
Do lado de cá do Atlântico acontecia outra revolução musical! O Afrika Bambaataa, DJ Lance Taylor, lançava Planet Rock, dando início ao Electro, Break, Hip Hop e Freestyle. Misturando a música alemã do Kraftwerk com a música negra norte-americana, com beats de Numbers do Kraftwerk e samples de Trans-Europe Express, começava o estilo que dominaria boa parte das pistas de dança. Quem estava por trás dessa revolução? O produtor e DJ Arthur Baker! O New Order que tinha acabado de conquistar as pistas de todo o mundo, com a bateria que revolucionou os andamentos e beats das pistas, liderado pela sede de conhecimento e experimentos musicais de Bernard Sumner veio pesquisar a sonoridade das pistas de Nova Iorque. E claro, criou sua própriia mistura de música norte-americana com os beats e sintetizadores Kraftwerkianos. O nome Freestyle ainda não existia (foi atribuído anos mais tarde ao som de Information Society, Noel, TKA, Stevie B, Exposé), então o primeiro nome que veio à cabeça de Sumner dessa mistura incomum de estilo livre foi Confusion. Claro que pra isso contrataram o mesmo Arthur Baker que tinha inventado o estilo ao lado do Afrika Bambaataa, 4 anos antes de toda a revolução Freestyle. Como sempre anos à frente de seu tempo. Lembremos que 5 anos mais tarde, Pet Shop Boys e Duran Duran fizeram a mesma travessia do Atlântico para compor Freestyles inesquecíveis (Domino Dancing e All She Wants Is, respectivamente).
Para ilustrar todo esse movimento, o New Order participa pessoalmente das baladas onde Arthur Baker tocava, a inesquecível Fun House, uma casa com mais de 2500 metros quadrados na Rua W. 26th, esquina com 10a avenida, point mais bombado de Nova Iorque, onde tiveram o primeiro contato o DJ Jellybean e a Madonna. Meses depois, o New Order bancaria o primeiro show da Madonna na Inglaterra, na casa que a banda criou para lançar novas bandas e artistas, o resto da história da Madonna todos conhecem, mas pouca gente sabe que o primeiro show dela na Inglaterra foi bancado pelo New Order quando ainda era uma artista desconhecida das mídia e das rádios. Bernard Sumner que era fã da Donna Summer, a Rainha da Disco, em uma entrevista disse que viu logo de cara o potencial da Madonna e antes de sair da gravação do clipe em Nova Iorque gravação, fechou o contrato para levar a Madonna pra Inglaterra e para o velho mundo.
Por todas essas razões, essa viagem do New Order à Nova Iorque se tornou emblemática para a música eletrônica mundial e a para a carreira da Madonna, que estourou em todo o mundo. Confusion se tornou o primeiro Freestyle gravado fora dos Estados Unidos, gerando um frisson em toda a Europa.
Confusion no estilo que a banda criava, e Confusion também na capa! É o lançamento número 93 da gravadora indie mais importante dos anos 80, a Factory Records (lembremos que o número 51 é o Haçienda, casa que o New Order criou para lançar artistas desconhecidos e bandas indies que estavam começando em sua contribuição histórica para a música indie mundial e transformar Manchester a capital do indie dos 80 e 90). Olhando hoje em dia pode parecer confuso, um disco com um enorme 93 na capa pode confundir os desavisados que não sabem da numeração dos releases da Factory Records. E a confusion não para por aí, também está presente nos escritos da capa. Confusion está sobreposto ao nome New Order para criar uma confusão proposital na leitura.
Além da versão original de Confusion no lado A do disco, as outras 3 faixas são remixes que serviram para o B-Side da versão 12” original da música no álbum (faixa 2 – Confused Beats, faixa 3 – Confusion Instrumental, e faixa 4 – Confusion – rough mix).
Confusion é tão importante para a banda que uma regravação em 12” e o original do remix Instrumental fazem parte de Substance.
Outra revolução com Confusion foi o lançamento do single 12" com diversas versões de uma mesma música, até então os 12" traziam apenas uma versão extended e geralmente um b-side com outra musica. Essa tendência criada pelo New Order seria vista anos mais tarde no Freestyle, House, Acid House e New Beat, que trariam em seus 12" versões Dub, Accapella etc, tendência criada neste 6º single do New Order. revolucionando ao lançar o Lado A e Lado B com várias versões, incluindo versão original para DJs usarem como base de outras músicas, a versão Confused Beats para fazer loop em cima de outras songs e a Rough mix pra bombar nas pistas de dança. Mais tarde todas as bandas de House, New Beat, Freestyle iriam usar o mesmo recurso e lançar esses 12" com várias versões da mesma música. Sem contar o beat contido nessas versões que virariam a base para o começo do Freestyle, anos mais tarde influenciando muito o Information Society, Noel, Stevie B, Cover Girls, Company B, Voice in Fashion, When in Rome, Pajama Party, TKA, Secret Society, Exposé, Sweet Sensation, Taylor Dayne, Pretty Poison etc.
Destaque especial para a Confusion Instrumental, uma verdadeira aula de como usar os sintetizadores, samples e percussão eletrônica, começando apenas com solos dos sintetizador principal e samples ecoalizados da própria voz de Sumner, te joga na pista de dança e não deixa você parar de dançar...
versão que faria parte do raríssimo Substance II, lançado apenas na Argentina, e mais tarde como CD bonus na apaixonante versão em CD de Substance. A sequência de sintetizadores é tão envolvente que por voltar dos 3:40 o solo te leva numa viagem pelo mundo dos sintetizadores, acompanhado de breaks apaixonantes. Enfim uma aula de música eletrônica.
|
Confusion se tornou um clássico do Electro, o novo estilo que começava a bombar nas pistas de Nova Iorque, o primeiro electro/break feito por ingleses, anos à frente de seu tempo, muito em razão do vocalista Bernard Sumner ser um verdadeiro pesquisador de novos sons, novos rítmos e timbres.
O sucesso foi tão estrondoso que 15 anos mais tarde, no lançamento do Filme Blade - O Caçador de Vampiros, a produção do filme contratou o New Order para fazer mais um 12" da música que acabou se tornando a trilha do filme em 1998.
Confusion
foi devidamente lançada em álbum no clássico Substance no dia 17 de agosto de 1987. E, comemorando os 31 anos do Substance e o aniversário da Madonna neste sábado o Autobahn faz um especial dedicado ao álbum mais tocado nas pistas de dança de todo o mundo!