Single promocional do álbum de lançamento de Noel, "Silent Morning" foi lançado em 1987 pela 4th & B'way (selo da Island Records) e produzido por Paul Robb (Information Society). Entre os artistas que a gravadora lançou se destacam MARRS e Eric B and Rakim.
Na época em que compôs a música Noel trabalhava como bartender. Como sabia que seu chefe conhecia muita gente influente resolveu gravar uma demo e entregar a ele, para que o ajudasse a lançar seu trabalho. Seu chefe mostrou a um amigo produtor, que gostou da melodia, mas não da letra. Já era um começo, e Noel viu então uma chance para o sucesso. Insistiu: reescreveu e reenviou ao produtor. O sucesso foi significativo e merecido, afinal se tornou um hino do Freestyle. Não o único, mas um dos mais importantes e icônicos exemplos do gênero.
Lançado em 7" e 12" polegadas, ambas contam com diferentes versões de "Silent Morning". Foi lançada uma versão 12" nos EUA e alguns países da Europa, entre eles a Alemanha, e uma outra no Reino Unido e outros países, como Grécia e Austrália. A diferença é que esta segunda contém uma faixa a menos. Na versão americana contamos com quatro faixas: "Silent Morning (12" Club)" e "Silent Morning (Percapella)" no lado A e no lado B "Silent Morning (1018 Dub)" e "Silent Morning (Hearthrob)". A primeira é a mais conhecida e tocada das versões 12". A segunda faixa do lado A é uma versão curta totalmente diferente da original. Bem menos cheia, a letra se destaca mais do que a melodia, apenas a melodia base permanece. Já a primeira do lado B é mais instrumental, com apenas alguns pequenos trechos de vocal. Daquelas que começam mais lentamente, onde os instrumentos e efeitos entram na música um de cada vez, conseguimos perceber com mais clareza cada um dos elementos. Essa é provavelmente a que resulta as melhores viradas. A última, cheia de efeitos, é mais um prato cheio para os DJs. E as melhores são justamente essas duas últimas do lado B. Devido a sua importância, é sempre interessante conhecer as versões 12". Afinal de contas, o que seria das pistas sem essas versões? Sem elas os melhores efeitos e as sequências mais harmoniosas seriam impossíveis.
|
||||||
Natascha Coelho |