Pocket Calculator
Oingo Boingo - Dead Man's Party

 


Chegando o evento mais aguardado do ano em São Paulo, Halloween Anos 80, entre seus temas: Dead Man's Party! Single de sucesso dos californianos do Oingo Boingo, que também é o nome de seu álbum lançado em 1985 e retrata uma tradição indígena. Diferente do Brasil, os nativos mexicanos, caribenhos e sul-americanos enxergam algo positivo na transição da vida material para a espiritual rumo a outra dimensão, uma característica comum que causa espanto a nativos tupiniquins e europeus, os responsáveis por segregar tal cultura.

FICHA

"Oingo Boingo - Dead Man's Party"
Data de Lançamento:
1985
Estilo: Synthpop

Lado A
01. Dead Man's Party

Lado B
01. Dead Man's Party (Instrumental)



Masterizado por
– Wally
Produção – Danny Elfman
Publicado por – Music Corporation of America



Gravadora - MCA Records

A recepção dos críticos em relação ao single foi positiva, resultando na participação da mesma na trilha sonora do filme "Back to School" de 1986. Seu posicionamento nas paradas musicais de 1985 e 1986 não empolgou,mas comparando a qualidade musical da época conseguiu alcançar um bom patamar, na Billboard 200 de 85 chegou a 98ª colocação e no ano seguinte na 113ª posição. Tanto o álbum quanto o single são uma homenagem a festividade latina do dia dos mortos, possuindo fácil associação ao Halloween, uma festa com origens européias (celtas, porém com adições de elementos mais peculiares da cultura americana. Essa New Wave é alegre e traduz bem a atmosfera do Dia de los Muertos (Dia dos mortos).

Esse foi um dos singles lançado do álbum. No próprio clipe podemos observar a referência que o grupo fez a essa festividade. Há muitos séculos atrás o dia de los muertos marcava o "reencontro" daqueles que já se foram com os que habitam ainda no planeta. Essa festividade coincide com as tradições católicas, além do México também é celebrada em países da América Central e em algumas regiões dos Estados Unidos que possuem uma quantidade considerável de imigrantes caribenhos e mexicanos.


As origens da celebração no México são anteriores à chegada dos espanhóis. Há relatos que os astecas, maias, purépechas, náuatles e totonacas praticavam esse culto. Os rituais que celebram a vida dos ancestrais se realizavam nestas civilizações pelo menos há três mil anos. Na era pré-hispânica era comum a prática de conservar os crânios como troféus, e mostrá-los durante os rituais que celebravam a morte e o renascimento. É uma das festas mexicanas mais animadas, pois, segundo dizem, os mortos vêm visitar seus parentes. Ela é festejada com comida, bolos, festa, música e doces preferidos dos mortos, os preferidos das crianças são as caveirinhas de açúcar.

Podemos observar que as referências do Oingo Boingo foram magníficas para a elaboração de Dead Man's Party. O contraste dos elementos celtas com os latinos a princípio causam espanto mas no decorrer da faixa, a sua interpretação fica mais vibrante e intensa. Sua sonoridade o íntima para se jogar na pista e interagir com a música, que a cada minuto e segundo torna-se mais empolgante.

Observação

Existem três singles com Dead Man's Party:

O single 12 polegadas "Promo" de 1985 com as versão original no Lado A e Instrumental no Lado B.

Tem um single de 1986 com Stay (Stay Late Mix) no Lado A e Dead Man's Party (Party 'Til You're Dead Mix) no Lado B.

E o single Just Another Day que na versão 7 polegadas vem com Just Another Day no Lado A e a versão original do Dead Man's Party no Lado B.


Aldiéres Silva