Pocket Calculator
Pajama Party - Yo No Sé

 


Pajama Party foi um trio de garotas formado em Nova York em 1988 que cantava freestyle.

Elas fizeram bastante sucesso no verão de 1988 com o single “Yo No Sé”, aproveitando carona na febre do freestyle com bandas de vocais femininos, como Expose, Nu Shooz, Covers Girls e Company B, que eram bastante popularizadas entre o público latino.

O grupo foi originalmente formado pela vocalista Jennifer McQuilkin, Suzi Ranta e Daphne Rubin-Veja, porém um acordo verbal das garotas com o empresário da gravadora não foi cumprido e acabou resultando a saída da Jennifer e da Suzi do trio logo após o estouro de “Yo No Sé”, não dando tempo delas participarem da gravação completa do álbum de estréia, que aconteceu em 1989 com as novas integrantes Lynn Critelli e Amanda Homi.

FICHA

"Pajama Party ‎– Yo No Sé"
Data de Lançamento:
1988
Estilo: Flash House, Freestyle

Lado A
01. Yo No Sé (12" Club) - 7:22
02. Yo No Sé (House) - 7:09

Lado B
01. Yo No Sé (Edit Of 12" Vocal) - 5:09
02. Yo No Sé (Dub Mix) - 6:47
03. Yo No Sé (Percapella) - 5:09

Editado por – Chep Nunez
Masterizado por – Herb Powers Jr.
Produtor – Jim Klein
Produtor [Executivo] – Robert J. Gordon e Stephen Rosen
Programado por [Programação - Bateria Eletrônica] – Arnold "Mad Dog" Rodriguez
Remixagem – Dave Darlington e "Bonzai" Jim Lyons
Escrito por – Jim Klein e Peggy Sendars



Gravadora - 23 West Records/Atlantic

No Brasil o single fez bastante sucesso, começou a tocar primeiro nas casas noturnas de São Paulo e depois se alastrou por todo o país, pena que por aqui a denominação freestyle não “pegou”, pois vários estilos de 1988/1989 eram classificados apenas como “house”, que ficou muito vago.


Curiosamente, essa é a primeira música freestyle com o título em espanhol que fez sucesso, e o single se tornou mais que raro, uma vez que o grupo teve um período curtíssimo de duração. Também conseguiu entrar na parada musical HOT 100 da Billboard, algo muito difícil acontecer com as bandas de freestyle.

O lado A do single já detona com as tradicionais versões 12” Club e 12” House, onde é possível recordarmos na pista do Projeto Autobahn, festa pioneira nos especiais Flash House.

O lado B não deixa por menos e vem caprichado com uma versão edit do 12” vocal (muito boa); o Dub Mix e a versão Percapella, dando um destaque especial nos vocais.

É sempre bom relembrar esse trio que deixou sua passagem marcante na era freestyle, desejo boa sorte para quem conseguir adquirir o vinil e também recomendo baixar o mp3 do single, indispensável em qualquer coleção musical dos anos 80.




 

Carlos Simões