Pocket Calculator
Pet Shop Boys - West End Girls

 


Primeiro single de Pet Shop Boys, “West End Girls” foi lançado e produzido pela primeira vez por Bobby Orlando em 1984. Fez relativo sucesso nos EUA, mas bem modesto na Europa.

FICHA

"Pet Shop Boys - West End Girls"
Data de Lançamento:
09 de abril de 1984
Estilo: Synthpop

Lado A
01. West End Girls (Extended Mix) - 7:50

Lado B
01. Pet Shop Boys - 5:10


Arte -
Sleeve
Fotografia -
Eric Watson
Produtor -
Bobby Orlando
Gravado por -
Steve Jerome


Gravadora - Epic

Quando a dupla fechou contrato com a EMI no ano seguinte, lançou o single “Opportunities (Let’s Make Lots of Money)” para promover seu primeiro álbum, o Please. Mas o sucesso esperado ainda não havia sido alcançado.

Foi então que resolveram relançar “West End Girls” e a resposta foi realmente surpreendente. O single entrou nas paradas dos EUA, onde permaneceu por 20 semanas, chegando a alcançar o 1º lugar. No Reino Unido o single permaneceu nas paradas por 15 semanas, duas delas em 1º lugar.


O segredo desse sucesso está na junção de uma dupla como Pet Shop Boys e um produtor como Stephen Hague. Hague produziu single e álbuns de artistas como New Order, Erasure, A-ha, OMD, Jimmy Somerville, Marc Almond, Siouxsie, Peter Gabriel etc.

Tanto a versão original quando a de 85 foram lançadas em 7” e 12”. A 7” e a 12” de 84 contém “Pet Shop Boys” no lado B. Já a relançada contém “A Man Could Get Arrested”. Ambas são muito boas.


A versão de 85 de “West End Girls” é bem diferente da original de 84.

A original é legal e bem feita, mas um tanto fraca e apagada. É compreensível que seu sucesso tenha sido bem modesto na época do lançamento, pois a música não tem o apelo que um single de lançamento deve ter. Já a versão mais conhecida, a de 85, tem mais peso e o som é bem mais cheio, mais bem elaborado. Embora Orlando fosse ótimo produtor, Hague teve mais visão.

Conseguiu aproveitar os recursos que dispunha e produzir uma música que condiz perfeitamente com um single de lançamento, justificando o sucesso que fez. Um produtor deve sempre enxergar o potencial de uma música e usar bem os seus recursos exaurindo todas as possibilidades, pois sempre se pode melhorar.

É letra é muito boa também e expressa bem o caos que é viver em uma cidade grande. O que me faz lembrar do filme Um Dia de Fúria (Falling Down), rs. Dizem que Tennant usou o poema The Waste Land de T.S. Eliot como referência quando escreveu a letra.


 

Natascha Coelho