Pop Will Eat Itself é uma banda inglesa formada em 1986 que tem esse curioso nome (para este que vos escreve um dos mais bacanas), tirado de um artigo escrito por David Quantick para a New Music Express, em que o crítico e jornalista já prenunciava como a musica Pop a partir do meio dos anos 80 caminhava para uma reciclagem sem fim de tudo que já havia sido feito e pensado. Imagina se o crítico fosse escrever nos dias atuais.
|
FICHA
|
"Pop Will Eat Itself - Def Con One "
Data de Lançamento: 1988
Estilo: Synthpop
Lado A
01. Def.Con One (12" Version) - 4:40
02. Inside You - 2:38
Lado B
01. She's Surreal - 4:20
02. Hit The Hi-Tech Groove - 5:01
Design [Design Con One] - Designers Republic [DR] The Comics Inc.
Mixado por - Pop Will Eat Itself
Escrito por - Vestan Pance
Gravadora - Chapter 22 |
|
A banda fazia uma interessante mistura de Acid House, Alternative Rock, Hip Hop e Industrial. sendo o single "Def Con One" um dos seus maiores sucessos, executada com frequência nas rádios e pistas do mundo inteiro.
O single "Def Con One" foi lançando em 1988 (mais tarde a faixa foi inclusa no disco “This Is The Day...This Is The Hour...This Is It! de 1989).
Foi
produzido por Robert Gordon que ja havia trabalhado com nomes importantes como Cabaret Voltaire, The Human League, Art of Noise, Yellow Magic Orchestra e Erasure. A música tem um letra ácida, com nítida critica aos EUA, extremamente dançante, marcada não só por uma BPM contagiante, efeitos psicodélicos e beats pesados, mas também pelos vários samples de clássicos como
-
"I Wanna Be Your Dog" do Stooges,
- "Funkytown" da banda disco Lipps Inc,
- "Crazy Horses" dos 'The Osmonds",
- o tema de abertura do seriado "Twilight Zone", aqui no Brasil conhecido como "Além da Imaginação",
- "Right Now " da banda "The Creatures" (projeto paralelo de Siouxsie Sioux e Budgie, integrantes na época da Siouxsie and The Banshees),
- "Bruce Springsteen" com a faixa "Hungry "Heart",
- "Martha and the Vandellas" com a faixa "Dancing in the Street",
e até com sucessos próximos da época do lançamento do single como a faixa
- "Time to Get Ill" dos "Beastie Boys"
-
e a clássica "Beat Dis" dos "Bomb the Bass" que permeia a faixa inteira.
Def Con One atingiu boas colocações nas paradas do Reino Unido e foi sucesso nas rádio e pistas aqui do Brasil. Uma atenção toda especial para a versão 12" ( versões estendidas e remixadas de uma faixa), alias, as versões 12" sempre merecem uma melhor atenção. A versão de Def Con One privilegia ainda mais os beats e a introdução simplesmente espetacular , dá pra notar instrumentos de percussão ao longo da faixa fora que o sample de "Twilight Zone" fica anda mais evidente.
|
A faixa é tão bacana que acabou sendo lançada em 4 versões diferentes uma 7" mais curta para as rádios
A
oficial que saiu no disco This Is The Day...This Is The Hour...This Is This!. de 1989,
A
versão 12" e uma quarta ainda mais longa, mais pista e perfeita para os DJs chamada "The Doomsday Powermix", com mais ênfase nos beats eletrônicos, na linha de baixo pesado e no sampler de "Twilight Zone".
Enfim, mais uma musica inesquecível que você pode conferir em alto e bom som na pista das festas sempre animadas do Autobahn!