Mais uma música apaixonante dos anos 80: Back on the Chain Gang da banda Pretenders!
Essa música foi o começo da volta por cima da banda , que acabava de perder dois integrantes do grupo: o baixista Pete Farndon e o guitarrista James Honeyman-Scott... O primeiro havia sido expulso devido ao seu abuso crônico de drogas e, tragicamente, dois dias após isso, foi o segundo que morreria por overdose de cocaína e heroína... Em meio a essas circunstâncias trágicas, Hynde estava grávida de seu parceiro Ray Davies, vocalista do The Kinks...
Juntamente com o único integrante oficial (o baterista Martin Chambers), recrutou o guitarrista Billy Bremner da banda Rockpile e o baixista do grupo Big Country, Tony Butler, e, em um único dia: 20 de julho de 1982, gravaram em Londres, no AIR Studios, a estonteante Back on the Chain Gang!
|
FICHA
|
Pretenders - Back on the Chain Gang
Data de Lançamento: 1982
Estilo: New Wave
Lado A
01. Back On The Chain Gang - 3:51
Lado B
01. My City Was Gone (Long Version) - 5:20
Produção: Chris Thomas
Gravadora - Real Records |
|
Escrita pela própria vocalista, Chrissie Hynde, é uma homenagem à Honeyman-Scott, que tinha apenas 25 anos de idade... Foi produzida por Chris Thomas e lançada como single somente em outubro de 1982.
|
O single foi lançado em vinil nos formatos 7” e 12”.
É uma música muito emotiva, às vezes, Chrissie chega a chorar ao interpretá-la... O canto dos prisioneiros (que nós ouvimos no refrão) é um “sample” da canção "Chain Gang" do cantor americano Sam Cooke, lançada em 1960. Foi gravada com todos os músicos no estúdio ao mesmo tempo, como fossem se apresentar ao vivo, o solo da guitarra foi realizado em uma única tomada, o som dos tambores da bateria foram reforçados por pequenos alto-falantes e os backing vocals cantados por Chambers e Butler, além da própria Hynde, sem contar com o som dos martelos batendo que dão o toque único e diferencial...
A Você deve estar se perguntando: “Back on the Chain Gang” não fez parte de um álbum oficial do Pretenders? Sim! Apenas 2 anos depois! Em janeiro de 1984 era lançado “Learning to Crawl”, o terceiro da carreira da banda!
A maravilhosa Back on the Chain Gang entrou nas paradas da Billboard no mesmo mês em que foi lançada e alcançou a quinta posição no Hot 100, tornando-se o maior hit da banda nos EUA. Também conquistou a parada rock da Billboard: 4ª posição! No Reino Unido ficou em 17º lugar. Já o álbum completo, depois de tantas conturbações (o baixista Pete Farndon, 10 meses depois de sua expulsão do grupo, também morreria...) consagrou ao Pretenders, finalmente, o que parecia impossível... sair das cinzas! O LP foi um sucesso de vendas: 1 milhão de cópias, nos Estados Unidos em apenas três meses, alcançando o quinto lugar na parada. Mas isso é para uma próxima conversa!